terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Mal Existe?


Depois de um periodo sem conexão com a rede virtual, volto novamente agradecendo aos queridos amigos, que com muito carinho tem visitado esta pagina e depositado sua impressões e tantas palavras de afeto! Obrigado a todos, demonstram que a amizade supera qualquer distancia fisica e que sempre vale apena acreditar no bem e no amor, capaz de superar qualquer mal, apesar de, diante de muitas dificuldades do caminho, escutarmos pessoas acreditarem que estão sós, que o mal domina o mundo!!
Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta: - Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:- "Sim, fez!"- Deus fez tudo, mesmo? - Sim, professor - respondeu o jovem.
O professor replicou:- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal. O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?- Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:- Professor, o frio existe?- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. - E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu: - Mas é claro que sim.
O estudante respondeu: - Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:- Diga, professor, o mal existe?
Ele respondeu: - Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o estudante respondeu:- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus, a ausência do Bem. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."
Verdadeiramente o problema do mal e do bem sempre está presente em nosso caminho. Por séculos se viu a figura do mal literalmente numa criatura sobrenatural, o diabo, que aterrorizava a imaginação popular!! Mas nos tempos atuais, a mente humana já não pode conceber tal crença literalmente. Afinal pela lógica, cientes de que há um Deus, que é todo poder e bondade, não poderia esse mesmo Deus criar uma criatura destinada a eternamente prejudicar a sua propria obra. Deus é a fonte de todo Bem e nenhum mal pode sair dEle. O verdadeiro mal, na realidade, acaba se encontrando dentro do próprio homem, quando ele deixa o orgulho e o egoismo fazer ninho em seu coração!! Não foi sem razão que Jesus afirmou: "não é o que entra pela boca do homem que o contamina, mas sim o que lhe sai impropriamente do coração, pois é daí que saem as fornicações, os adulterios, os crimes, os falsos testemunhos..."!! Cabe ao proprio homem fazer uma revista intima e com certeza chegará a conclusão de que a maioria dos males que o afligem foram gerados exatamente pelos seus excessos. Assim por si mesmo chegará a conclusão que por preencher seu intimo com coisas sem valor ao invés de deixar Deus entrar em seu coração é que se encontra diante dos verdadeiros males... que deixemos nosso Pai adentrar a nossa casa intima, aliviando nossos pesares. O mal, que é a ausencia do Bem, não pode encontrar lugar em quem acredita, na amizade, na verdade e na fraternidade, que no fim das contas é encontrar o Deus em nosso intimo. Como diz a letra da musica abaixo, That's The Way It Is ( É assim mesmo), "não se renda porque você pode vencer nessa coisa chamada Amor"!! De nada adianta durante as trevas da raiva, do desespero, da angustia, erguer os punhos contra ela para afasta-la , na maioria das vezes basta acender a vela do amor no coração!!! Abraço a todos e enorme paz!!!


Um amigo



Para quem quiser conferir a letra da musica:
http://vagalume.uol.com.br/celine-dion/thats-the-way-it-is-traducao.html

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pequenos gestos... grandes Sentimentos!


E chegamos a mais um dia, mais uma nova semana... nossa como esses dias tem corrido. Corrido de tal maneira que não podemos perder mais um minuto com coisas que não nos acrescentam nada... tristeza, amargura, melindre... tô fora!!! Cada dia novo é um chamado para que revisemos nossa vida e descartemos os sentimentos e pensamentos que servem de pedra de tropeço. Vamos nos concetrar em coisas que deixam nosso dia mais rico... um bom dia convicente, não aquele "xoxo" que a pessoa nem olha nos olhos do outro. Mas um bom dia com sorriso no rosto, passando aquela vibração de animo lá em cima!! Nunca deixemos de lado um "por favor" em nosso convivio.. a humildade é sempre essencial na relação com as pessoas... precisamos demais uns dos outros e soberba não faz bem para a saúde de ninguém!! Ah.. não podemos esquecer tambem do obrigado... reconhecer os outros é ter respeito por como suas ações nos marcam no dia-a-dia, é dar gotas de luz pela contribuição feita em prol de nossa felicidade!! "Mas são coisas muito simples", alguém pode até dizer... mas são das pequenas coisas que se alcançam as grandes... são das pequenas atenções que damos as pessoas que estão a nossa volta, que vamos construindo uma relação de paz e harmonia... se não podemos realizar de maneira digna e boa as pequenas coisas da vida, como é que trataremos das grandes? Acredito que nenhuma atitude, por menor que seja, mas feita com amor é em vão!! A corda mais forte é composta de pequenos fios a se entrelaçarem... o mais brilhante colar de perolas é mantido unido pela humildade do fio que os prende. Ora, não menosprezemos as pequenas gentilezas em nosso caminho... são tesouros de amor que não nos custa nada distribuirmos. Acreditamos que se possuissimos grandes poderes ou grandes fortunas solucionariamos os problemas das pessoas, quando temos o melhor de todos os recursos em nossas mãos: o amor!! Simples, sereno, sincero... o maior tesouro que podemos conquistar em nossa vida!!! Não ignore os gestos de amor... não pense: ah mas fulana(o) sabe que eu gosto dela, que a amo... sabe como se não demonstramos?? São das nossas ações concretas que firmamos nosso amor, que edificamos a casa de nosso coração na rocha inabalavel que não há vento, tempestade, enxurrada que a derrube!!! Vamos seguir em frente, nessa segunda-feira que promete muita luta... mas que se não vacilarmos em nossas ações de amor, promete tambem muita felicidade!!!! Abraço a todos e muita paz!!!

Diogo Caceres