quarta-feira, 15 de abril de 2009

A PRECE



Um recurso muito eficaz em meio a tantas lutas que enfrentamos e que muitas vezes esquecemos de utiliza-lo é a prece. Muitas vezes mal compreendida, não percebemos o potencial de renovação e paz encontrada numa prece proferida pelo coração!! Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, diz Allan Kardec : Os Espíritas sempre disseram: “A forma não é nada, o pensamento é tudo. Faça cada qual a sua prece de acordo com as suas convicções, de maneira que mais lhe agrade, pois um bom pensamento vale mais do que numerosas palavras que não tocam o coração”. Os Espíritos não prescrevem nenhuma fórmula absoluta de preces, e quando nos dão alguma, é para orientar a nossa idéia, e sobretudo para chamar a nossa atenção sobre certos princípios da doutrina espírita. Ou ainda com o fim de ajudar as pessoas que sentem dificuldades em exprimir suas idéias, pois estas não consideram haver realmente orado, se não formularam, bem os seus pensamentos.
Vemos pelo comentario que a força da prece não está propriamente nas palavras usadas, mas no pensamento unido ao sentimento com que ela é feita. Diz ainda Kardec no Cap. XXVII, de O Evangelho Segundo o Espiritismo: O Espiritismo nos faz compreender a ação da prece, ao explicar a forma de transmissão do pensamento, seja quando o ser a quem oramos atende ao nosso apelo, seja quando o nosso pensamento eleva-se a ele. Para se compreender o que ocorre nesse caso, é necessário imaginar os seres, encarnados e desencarnados, mergulhados no fluido universal que preenche o espaço, assim como na Terra estamos envolvidos pela atmosfera. Esse fluido é impulsionado pela vontade, pois é o veículo do pensamento, como o ar é o veículo do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, enquanto as do fluido universal se ampliam ao infinito. Quando, pois, o pensamento se dirige para algum ser, na terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece de um a outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som.
E essa explicação fica mais clara diante das recentes pesquisas medicas sobre o assunto, como do médico Randolph Byrd, do Hospital Geral de São Francisco, na California, EUA. Ele pesquisou um grupo de 393 pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) coronariana que recebiam o mesmo tratamento médico. Eles foram divididos em dois grupos e um deles recebia prece intercessória a distância. Os resultados da pesquisa mostraram que, após receberem preces, os doentes melhoravam em alguns aspectos. Eles necessitavam de menos medicamentos como antibiótico e diurético, sofriam menos edema de pulmão e insuficiência cardíaca e quase não precisavam ser entubados para manutenção da respiração. Pesquisa semelhante tambem realizou o médico e professor titular de Imunologia da Faculdade de Medicina (FMD) da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Eduardo Tosta, o diferencial foi o envolvimento de pessoas sadias, no lugar de enfermos. Participaram 52 estudantes de medicina, divididos em pares do mesmo sexo e da mesma idade. A idéia era verificar se a prece intercessória a distância poderia alterar a função de células de defesa, como os monócitos e os neutrófilos. Para a satisfação da equipe, os resultados revelaram que as células de defesa sofreram influência da prece. Quando os indivíduos que receberam a prece foram comparados com os que não receberam, ou o mesmo indivíduo foi comparado antes e depois de ser alvo da prece, comprovou-se que a prece aumentou a estabilidade da função celular, o que quer dizer que as células funcionaram melhor. “Quando interpretamos os dados, observamos que a prece teve o papel de induzir equilíbrio e isso faz sentido, já que em medicina equilíbrio é sinônimo de saúde”, explica o pesquisador responsável pelo estudo.


Realmente dia-a-dia o homem vem sendo chamado a prestar mais atenção em seu equibrio para alcancar uma saúde integral e a prece é um excelente recurso para o bem-estar, nos mantendo em contato com as forças sublimes da vida espiritual, pois quanto mais nos apegamos ao lado material e transitório, mais sofremos, mais dificuldades possuimos para superar as adversidades da nossa jornada. A prece nada tem que ver com formulas misticas, mas é potencial realizador em nossas vidas... que possamos nos tornar mais conscientes disso e de pensamento limpo, adentrarmos ao quarto de nosso coração, assim como Jesus nos recomendou, e na simplicidade e silencio de seu interior, falarmos com o Pai Maior, que na verdade não está nada distante de nós, mas encontra-se, invariavelmente, dentro de nós mesmos. E que assim possamos cultivar em nosso caminho a Sua Luz e Paz, como nos inspira a prece abaixo, feita pelo espirito Agar, transmitida a nós pela mediunidade de Chico Xavier:

Pai de infinita Bondade, sustenta-nos o coração no caminho que nos assinalaste!
Infunde-nos o desejo de ajudar àqueles que nos cercam, dando-lhes das migalhas que possuímos para que a felicidade se multiplique entre nós.
Dá-nos a força de lutar pela nossa própria regeneração, nos círculos de trabalho em que fomos situados, por teus sábios desígnios.
Auxilia-nos a conter as nossas próprias fraquezas, para que não venhamos a cair nas trevas, vitimados pela violência.
Pai, não deixes que a alegria nos enfraqueça e nem permitas que a dor nos sufoque.
Ensina-nos a reconhecer tua bondade em todos os acontecimentos e em todas as cousas.
Nos dias de aflição, faze-nos contemplar tua luz, através de nossas lágrimas e nas horas de reconforto, auxilia-nos a estender tuas bênçãos com os nossos semelhantes.
Dá-nos conformação no sofrimento, paciência no trabalho e socorro nas tarefas difíceis.
Concede-nos, sobretudo, a graça de compreender a tua vontade seja como for, onde estivermos, a fim de que saibamos servir em teu nome e para que sejamos filhos dignos de teu infinito amor.
Assim seja.


Diogo Caceres

24 comentários:

Anônimo disse...

Oi Maninhoooooooooooo!!
A Prece sempre foi e sempre será em minha opiniao a melhor maneira do homen chegar mais perto de Deus.
Não acredito tamb~em em formulas ou formas de se orar.
Acredito no poder de se "conversar" com Deus e com os bons espíritos atraves de uma prece vinda do coração, pois acredito que assim seje a forma mais eficaz de se interagir com o pai.
Linda e significativa postagem Querido
Beijos e Otimo dia

Luna disse...

como dizes para falar com o divino, não é preciso
não lido ou especial, mas falado e sentido com o coração, quando deitamos pensamentos positivos para o universo geramos ondas de amor.
beijos

Blogando Francês disse...

Diogo querido.
Que paz sinto aqui, lendo suas calorosas palavras.
A prece conforta e ilumina.
Voltarei!
Bjs no coração

Unknown disse...

Importante demais este post.
É sempre útil lembrarmos da importância da prece feita com amor e emoção.
A prece do final é muito linda também!
Beijos

Marisa Pimenta disse...

Olá Diogo, bom o teu retorno ao meu blog. Realmente amigos sõ o melhor q a vida oferece, principalmente se forem verdadeiros. Tenho muitos . Amei este post, pois sou um fão de preces em geral, sejam de q religião forem. Sempre q estou mal faço uma prece e, tb sempre faço outra p agradecer por estar bem. Sem a fé e a prece fica difícil sobreviver neste mundo. Bjks e volte sempre.

Branca disse...

Que linda essa prece Diogo, vou imprimir pra ter sempre por perto! Acredito demais na misericórdia de Deus e sempre converso com Ele, pedindo serenidade, força, humildade...a oração é muito importante, cada pessoa tem um jeito particular de falar com o Pai e mais importante que a maneira de orar é a sintonia que temos com Ele!

Ótimo dia pra vc...bjo carinhoso!

Anônimo disse...

olá amigo !!!
Que a prece é alimento p o espirito e com certeza ela nos fortalece e nos dar ânimo para viver, nos enche do PAI e nos transforma sempre. Os milagres acontecem mediante a força de nossas preces e de nossos pensamentos q são dirigidos a DEus. Amigo continuasmos sempre orando uns pelos outros. Fica com Deus sempre! um forte abraço

Brunella França disse...

Oi amigo!
Que bom vê-lo em meu pedacinho do céu...
Sabe, eu gosto muito de te ler, as suas proposições são muito interessantes.
A prece é um momento íntimo com a divindade na qual se acredita. E é um momento íntimo consigo mesmo. Renova!

Beijos e borboleteios

Sonia Schmorantz disse...

Que tenhas um final de semana maravilhoso, com muito carinho da família e dos amigos.
abraços

Eu disse...

Se soubessemos o quanto a prece é algo maravilhoso e de grande poder... as pessoas faríam esse bem mais vezes durante o dia.

Lindíssima postagem Amigo!

Tenha uma semana repleta de dádivas.
Deixo um beijo carinhoso

Sonia Schmorantz disse...

“Nada há de mais poderoso que uma idéia
Que chegou no tempo certo.”
Victor Hugo

Tenha uma semana maravilhosa.
Abraço

Sônia

O mar me encanta completamente... disse...

A oração é a ponte,
o elo que nos liga a Deus.
Somos grands, quado estamos de joelhos.

Bjo

Glória

Unknown disse...

Olá Diogo, vim te avisar que tem um selinho pra ti lá no blog.
Beijos

Lucinha disse...

olá amigo, vim conhecer seu blog.. parabéns... através da oração que estamos conectados ao nosso Pai Celestial.. parabéns, parece que tens uma alma linda.. voltarei outras vzs. beijinhos

Cristiana Fonseca disse...

Olá Diogo,
Bela postagem, a imagem diz tudo, alma limpa.
Belo texto.
Abraços,
Cris

Blogando Francês disse...

Ola querido,
Passei para deixar um abraço.

Vanessa V. disse...

Sempre belas palavras!

Joéliton Santos disse...

Boa tarde!!

Gostei muito do post e do blog, parabéns!!!

Lendo isso tudo me bateu uma paz interior fantástica..
abraços

Anônimo disse...

Vamos postar né maninho !!!
Aff kkkkk

Beijos

Te adoro

Maria José Rezende de Lacerda disse...

É nos momentos de prece que nós sentimos o calor paterno da presença de Deus. É gratificante viver sob a proteção de Deus. Devemos colocar nas mãos Dele nossas aspirações, nossos projetos, nossas dúvidas e nossas dificuldades, e Ele será nosso guia de apoio no caminho da felicidade e do bem. Parabéns pelo seu blog. Convido-o a dar uma passada no meu blog http://www.arcadoconhecimento.blogspot.com/ e se possível, deixando um comentário seu. Parabéns e abraços fraterno.

Blogando Francês disse...

Cadê voce meu amigo, tenho sentido sua falta, dê noticias.
Abraços

Anônimo disse...

.................................
....... , . - . - , _ , .......
....... ) ` - . .> ' `( .......
...... / . . . .`\ . . \ ........
...... |. . . . . |. . .| ........
....... \ . . . ./ . ./ .........
......... `=(\ /.=` .........
........... `-;`.-' ............
........... `)| ... , ........
.............. || _.-'| ........
........... ,_|| \_,/ ........
..... , ..... \|| .' .............
..... |\ |\ ,. ||/ .............
.. ,..\` | /|.,|Y\, ............
... '-...'-._..\||/ .............
....... >_.-`Y| ..............
............ ,_|| ...............
.............. \|| ...........
............... || ..........
............... || ...........
............... |/ ...........

O mar me encanta completamente... disse...

Saudades queridoooooooo,
Fico feliz demais ao ver sua obra literária...
O mundo blogueiro só tem a ganhar com sua presença e escritos dignos
do grande poeta que vc é, de fato.
Há alguns dias não vinha aqui, aproveitei e me alimentei de
uma farta porção de sua inspiração...
Hoje vim te ler, e compartilhar com você um presente:
Sou a poetisa da semana no Blog do VALTER POETA e
é claro, gostaria que lesse, e caso queira, opine.
É sempre pra mim um prazer e uma honra saber sua concepção,
sua opinião, seu parecer.

Te espero...

http://valterpoeta.blogspot.com


Beijinhos... Glória

PERSEVERÂNÇA disse...

Simplesmente Lindo, abençoado, não tem o que se pode dizer, abraço.