segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A Amizade

Esses dias atrás, conversava com minha grande amiga Déia (blog Blue Butterfly – http://www.aparakaki.blogspot.com/) e falávamos sobre a importância do afeto e da amizade, quando ela me enviou uma mensagem dizendo que eu poderia escrever sobre o assunto. Resolvi meditar um pouco sobre, por que apesar de todos termos relações amigas, transcrever em linhas os sentimentos por vezes é complicado, pois há sentimentos tão profundos que muitas vezes não se explicam, apenas se sentem!
No livro do Eclesiastes encontramos uma sublime sentença: “quem tem um amigo tem um tesouro”.
Em verdade, podemos considerar essa uma das mais verdadeiras afirmações. Impossível alguém viver isolado, sem convívio e contato com outras pessoas. Isso até a ciência afirma nos dias atuais. Pesquisas médicas indicam que amizades são mesmo fundamentais para a saúde mental e física, segundo matéria publicada na Folha de São Paulo. Gerald Ellison, diretor do serviço de psiconeuroimunologia do Centro de Tratamento de Câncer da América, em Tulsa, Oklahoma (EUA), diz que "sem amizades experimentamos isolamento, solidão, sentimentos associados a doenças. Amigos podem aumentar nossa esperança. E maior esperança está associada a melhor desempenho do sistema imunológico". O escritor e poeta William Blake disse certa vez, “a ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade”, demonstrando como a procura do convívio é praticamente uma lei da natureza. Nada mais natural, do que a ânsia que todos sentimos de encontrar pessoas com quem possamos compartilhar a vida. Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, questiona aos Espíritos Amigos, na pergunta 766: A vida social é natural? No qual eles respondem: “Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. Deus não deu inutilmente ao homem a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação”. Estamos todos os dias conhecendo e convivendo com todos os tipos de pessoas, por que é uma lei da vida o relacionamento, o convívio, a troca de conhecimentos e quando há a amizade, encontra a relação seu ponto mais sublime, pois ter amigo é também ter um irmão.
Muitos se admiram de como numa mesma família 2 irmãos podem não ter uma boa convivência, quando inúmeros exemplos encontramos de pessoas que ao primeiro contato se tornam “unha e carne” no dizer popular, compartilhando idéias e sentimentos, como se conhecessem-se a anos e partilham de uma união muito pouco encontrada dentro do próprio lar. Inclusive me recordo de certa passagem do Evangelho que relata: E vieram à casa; e concorreu de novo tanta gente, que nem mesmo podiam tomar o alimento. — E quando isto ouviram os seus, saíram para o prender; porque diziam: Ele está furioso. E chegaram sua mãe e seus irmãos, e ficando da parte de fora, o mandaram chamar. — Estava sentado à roda de um crescido número de gente, e lhe disseram: Olha que tua mãe e teus irmãos te buscam aí fora.— E ele respondeu, dizendo: Quem é minha, e quem são meus irmãos? — E olhando para os que estavam sentados à roda de si: Eis aqui, lhes disse, minha mãe e meus irmãos. Porque o que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã e minha mãe. (Marcos, III: 20-21 e 31-35 – Mateus, XII: 46-50).
Óbvio que Jesus não queria desconsiderar a sua família, afinal seus ensinamentos eram baseados na Lei de Amor. Nesse relato Jesus apenas demonstra a diferença entre parentesco corporal e parentesco espiritual. O amigo, o que luta as mesmas lutas ao nosso lado, nada mais é que o nosso irmão de alma (sendo do mesmo sangue ou não). Aquele a quem nutrimos profundo respeito, mesmo que possua maneiras diferentes de agir... por que nos ensina a alteridade, que é o respeito a diferenças. É esse respeito que nos une. É nosso amigo, não por que concorda com tudo que fazemos (muitas vezes é aquele que diz o que os outros não têm coragem de nos dizer), mas que exatamente não tem medo de expressar o que sente e o que pensa, de ser quem realmente é conosco, da mesma forma que podemos ser nós mesmos, sem medo de repúdio. É com quem possuímos profunda afinidade de coração, fazendo parte da mesma família de sentimentos e aspirações, ao contrário muitas vezes daquele que possui o mesmo sangue que o nosso.
O amigo é aquele onde encontramos o ombro para desabafar, porque ele não está com pressa demais para ouvir. É o que pode não resolver nossos problemas, mas que se coloca a tal ponto em nossa situação, que chora conosco as nossas dores. É, enfim, coração que vibra na mesma melodia de carinho e respeito.
A historia está repleta de exemplos de amizade. Conta-se que um soldado dirigiu-se ao seu superior e lhe solicitou permissão para ir buscar um amigo que não voltou do campo de batalha. Permissão negada, respondeu o tenente. Mas o soldado, sabendo que o amigo estava em apuros, ignorou a proibição e foi a sua procura.
Algum tempo depois retornou, mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo nos braços. O seu superior estava furioso e o repreendeu: Não disse para você não se arriscar? Eu sabia que a viagem seria inútil! Agora eu perdi dois homens ao invés de um. Diga-me: valeu a pena ir lá para trazer um cadáver?
E o soldado, com o pouco de força que lhe restava, respondeu: Claro que sim, senhor! Quando eu o encontrei ele ainda estava vivo e pôde me dizer: “Tinha certeza que você viria”!
Comovente relato que nos mostra que amizade é companheirismo a toda prova. Aquele companheirismo que nos permite ter a certeza de que não estamos sós no caminho... alias, que permite vermos que nenhum caminho é longo demais, quando se tem amizade. Como disse o próprio Jesus, "não há prova de amor maior que dar a vida por um amigo"!! E há muitas formas de darmos a vida por quem nos entrega o coração: na palavra de incentivo diante do obstáculo, no ouvido compreensivo diante do desabafo, no sorriso que dá esperança de dias melhores, no abraço de coragem que não deixa o colega desfalecer, no perdão sincero que esquece os passos em falso. Tudo isso nos faz tomar parte na mesma grande família da amizade, do respeito e da fraternidade. Família que, dia mais cedo ou mais tarde, se estenderá a toda família humana, não por que seremos todos iguaizinhos no pensar e agir, mas teremos por fundamento de nossa vida o amor ao próximo como a nós mesmos!! Como nos diz o Eclesiastes, ter uma amigo é ter um tesouro... tesouro que podemos cultivar todos os dias, acreditando que sempre vale a pena dar afeto, dar carinho, dar amor. Uma semana de muita paz e amizade a todos... grande abraço!!!


Diogo Caceres

20 comentários:

Anônimo disse...

O bem que nos queremos
vem das nossas atitudes
dos momentos de paz
e aflições,
vem das frases certas
nas horas de dor...
dos abraços repletos
de verdades
do real sentido
da amizade.

O bem que nos queremos
percorre caminhos
que apenas amigos conhecem
sabe perdoar mágoas
e valorizar risos
dar as mãos
em dias de frio

É o bem maior
Que Deus nos permitiu.


Abraços!!!

Mara Virginia disse...

Amigos são presentes doados por Deus para nos ajudar no caminho, só compreenderemos a vida no sentindo amplo da palavra quando compreendermos que a amizade são laços do espírito que nos envolve em luz radiosa e pura, mas não devemmos cultivar a ingratidão que nos fere a alma sensível, oremos e deixemos passar, acreditando que o espírito evoluído não espera agaradeciemntos e nem palavras de gratidão. Adorei seu post que fala sobre amizade, li sobre artigo que vc mencinou sobre a cura através da amizade e também vi um materia na tv sobre o assunto, muita paz e parabéns pelo seu blog.

Cris disse...

Olá Diogo, seu post sobre amizade está simplesmente uma delicia de ler, tantas verdades para refletirmos sobre a questão da amizade verdadeira, do ser amigo, as vezes esquecemos que os amigos são tesouros que devemos cultivar e parodiando Milton NAscimento: amigo é coisa pra se guardar no lado direito do peito para sempre.
Obrigada por ser meu mais novo amigo aqui na net.
bjos fraternos e fique com Deus
Cris

FRAN "O Samurai" disse...

Olá Diogo!

Voltei aqui e agora é pra ficar! Hehehe! Nossa, depois de uma grande luta para colocar o PC em ordem, perdi muito tempo e muitas coisas na blogsfera. Pois bem estou aqui nesse cantinho maravilhoso.

A amizade é sim uma dádiva de Deus. Quem não tem amigos com certeza é uma pessoa que não conhece o que é o poder de uma amizade. Cultivo amigos e com eles eu cresço pessoalmente. Eles são importantes para nossa formação de carater e personalidade.

Muitas vezes, como você citou em uma parte da postagem, que dentro de uma família muitas vezes os irmãos não tem a mesma afinidade que poderíamos ter com uma pessoa de fora (amigo). Acontece e acredito que isso vem de vidas passadas, como almas que se encontraram novamente. Assim penso eu! Hehehe!

Uma bela postagem Diogo!

Afinal você também é um grande amigo meu. Abraço.

Unknown disse...

Bom Dia, Diogo

Obrigada pela sua visita e pelas suas palavras.

“quem tem um amigo tem um tesouro”.

No meu caminho espiritual o meu ÚNICO AMIGO É CRISTO e Ele Se Faz Presente nas pessoas que Ele coloca no meu caminho. Cada um é Meu Amigo de acordo com a minha precisão, por exemplo: Vivo pela Providência Divina em todos os sentidos, desta forma, Deus Se Faz Presente nas criaturas que Ele escolhe para me servir nas minhas reais necessidades e se Faz Presente, na minha vida, para eu Servir as pessoas que Ele coloca no meu caminho, nas suas reais necessidades.

Foi assim que pude trabalhar o desapego e não Idolatrar ninguém.

Por isso todos são meus amigos, mas não me prendo a ninguém, nem idolatro ninguém.
Amor impessoal e imparcial.

SERVA DE DEUS E DA JUSTIÇA.

Um abençoado dia para todos vocês,
Fiquem com Deus,
Beijos,

SuEli disse...

Desculpa-me, Diogo, mas a Victória, sou eu, pois estava registrado o login da neta da minha amiga Léa que me empresta o computador.
Este computador é usado pela família toda e eu esqueço de mudar o login pelo costume de usar somente o meu.
bjs.

Sonia Parmigiano disse...

Diogo,

Como a Amizade, tenho como lema também o Amor...juntos proporcionam dias melhores, os dois juntos podem mover obstáculos, romper barreiras, melhorar os dias...

Adoro voce, fico feliz com suas visitas e amo vir aqui...

Beijos, boa semana!!
Reggina Moon

Anônimo disse...

Meu especial amigo Diogo

Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói.
É um sentimento que vem de longe,
Que ganha lugar no seu coração
E vc não substitui por nada.
É alguém que vc sente presente,
Mesmo qdo esta longe...
Que vem para seu lado qdo vc esta sozinho
E nunca nega um sentimento seguro.
Ser amigo não é coisa de um dia,
São atos, palavras e atitudes
Que se solidificam no tempo e não
Se apaga mais.
Que ficam para sempre como tudo que é feito com o coração aberto.
tenha um lindo dia meu amigo lindo bjss

Anônimo disse...

Oi Anjinho...
Amigo é o irmao que Deus nos dá a oportunidade de escolhermos !!!
E eu escolhi Você !!
Poucas mais sinceras palavras meu anjo!!!
beijos

Unknown disse...

É amigo, mesmo na correria da vida moderna, devemos achar um tempinho para os amigos, eles nos ajudam nos momentos difíceis e vice e versa, é uma troca que enriquece a todos.
Beijos

thais m. disse...

Passando mais uma vez pra agradecer o carinho e os seus comentários que ajudam o meu blog a crescer :D

Adoro cada vez mais os seus textos . Eles me trazem paz .

Uma semana iluminada pra nós !

Beijos !

Cris Michelon disse...

Agradeço a visita. Teus comentários ajudam o meu blog a crescer, obrigada pelo carinho. :D
O amigo ou a amiga é uma pessoa por quem a gente torce, vibra e também sofre. Ela está presente nos bons e maus momentos. É amado e tratado com sinceridade, amor e respeito. Contamos sempre com ela, pois a amizade verdadeira é eterna. A amizade nos trás alegrias, entusiasmo e incentiva os sonhos. Ela nos dá força e nos ajuda a vencer as diferenças.
Uma excelente semana.
Abraço carinhoso

Cadinho RoCo disse...

A vida sem convívio não tem sentido. O convívio sem estima não tem sentido. A estima que não evolui para a amizade não tem sentido. Tudo para dizer que o grande sentido de sermos o que somos está mesmo é no amor que, uma vez despertado em nós, nos leva ao próximo.
Cadinho RoCo

Conde Vlad Drakuléa disse...

Genialíssimo Diogo, como sempre! Um grande abraço!

Sonia Schmorantz disse...

Mira-te pelo calendário da flores
Que são só viço e esquecimento.
Desprende-te dos ofícios do dia,
Apaga os números, os anos e anos,
Releva a data de teu nascimento.
E assim, por tão leve sendo,
Por tão de ti isento,
De uma quase não resistência de pluma,
Abraça o momento,
Te apruma,
Tome por bagagem os sonhos
E apanha carona no vento.

(Fernando Campanella)

um abraço

Paula Barros disse...

Oi, Diogo

Seu texto está maravilhoso sobre a amizade, quem tem sabe a importância.

abraços de admiração.

Lucí disse...

Que lindo texto..rsrs
Estamos com pensamentos em comum? Entrei aqui para ler seu texto e vc comentou o meu la, a plaquinha subiu aqui..rsrs

Uma vez eu fui muito criticada por um "amigo", quando eu disse a ele, que familia eram as pessoas que eu escolhia! Ele disse que eu estava errada. Cada um pensa de um jeito.

Eu sou uma daquelas pessoas que tenho mais afinidades com pessoas que não conviveram sempre comigo, do que com a "familia" dita pela sociedade.

Amigos verdadeiros é dificil de encontrar, e quando encontramos temos que valorizar, por que é algo inesplicavel.

Eu nao sei viver isolada, massss tenho momentos que eu preciso me isolar, é uma questao de escolha, mas gosto de ter opção!..

Bjinhosss.. ^^

Juliana disse...

Amigo é sem duvida o irmão que a gente escolhe! E não podemos viver sem ele, é aquele que nos apoia, nos escuta, nos atormenta, mas esta sempre ali, perto o suficiente do nosso coração!

Luciene de Morais disse...

Você Diogo, sabe ser um grande amigo!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO DIOGO, FASCINANTE ARTIGO... SÓ POSSO DIXER! OBRIGADA!!!
UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO,
FERNANDINHA