sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

DEUS

Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. (Isaac Newton)

Que é Deus?
R: Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas.
- Questão nº 01 de O Livro dos Espíritos

Desde os tempos mais remotos, quando começaram a surgir os agrupamento humanos e o homem começou a raciocinar, surgiu também a idéia de um Poder Superior, de um Deus criador da Vida. No inicio a concepção de Deus estava nas manifestações da natureza. As tribos viam a divindade diante dos ventos, nas tempestades, nos raios (como tribos indígenas brasileiras que veneravam Tupã) e mesmo animais (através dos Totens). Tudo que o homem considerava sobrenatural ou extraordinário considerava ser um deus. Mais tarde começou a conceber a presença divina através de diversos panteões de deuses (como os gregos e romanos), que, em geral, representavam os desejos e paixões humanas, como Afrodite, a deusa do amor ou Ares, deus da guerra. Mas é através das lutas e desventuras do povo hebreu que é apresentado ao mundo uma nova idéia de divindade, O Deus Único, criador de tudo quanto existe.
Através das diversas imigrações e cativeiros impostos aos hebreus, passa-se a transmitir essa concepção divina. Mas é através dos ensinamentos do Meigo Rabi da Galileia, Jesus, que se eleva de fato o entendimento de Deus. Até então o povo “escolhido” apresentava Adonai, ou Jeová, o Senhor dos Exércitos, que vingava-se até a quarta geração e determinava que os judeus passassem a fio de espada, em terra inimiga, tudo o que tivesse fôlego! Mas com Jesus, Deus nos é apresentado de maneira inédita. Vemos isso claramente quando um grupo de seguidores de sua mensagem de Amor, se achegando a ele lhe pedem: Senhor, ensina-nos a orar. Jesus lhes responde: quando orardes fazeis assim: Pai nosso que estás nos Céus... Deus nos é apresentado como um Pai, não mais o poderoso e vingativo senhor dos exércitos, que castiga, que derrama sua ira, mas sim uma Presença Amorosa, Solicita, Educadora, que rege a vido no Infinito Bem, Misericórdia e Justiça, muito além de qualquer paixão humana.

Mais clara fica essa Infinitude Divina, quando na Codificação dos ensinos dos Espíritos, Allan Kardec faz a seguinte pergunta: Que é Deus? Normalmente se perguntaria “quem é Deus”? Só que há uma diferença entre os pronomes que e quem. O pronome quem implica em identificação. O pronome que define atividade, condição, qualificação. Com essa questão retira-se aquela imagem do deus humano, sentado talvez num trono em meio a nuvens. Qual sua origem, idade, natureza intima? Dão a Kardec a resposta que estamos prontos a compreender: Deus é a Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas.
Disse o poeta Mariano Jose Pereira de Fonseca “quando quiseres indagar a respeito dos mistérios do Céu, sonda o segredo divino que palpita na flor”. Realmente basta observarmos a natureza a nossa volta para percebermos a existencia de uma Inteligência Maior... dizem os Espíritos a Kardec que para encontrar provas da existência de Deus basta apenas seguirmos uma máxima cientifica: não há efeito sem causa. Observemos a causa de tudo que não é obra do homem e a razão nos responderá. Em tudo a natureza nos mostra uma ordem, uma coordenação perfeita, uma harmonia que só demonstra ser efeito de uma Causa Inteligente: Deus, o Criador, o Pai Amoroso que Jesus nos apresentou.
Para crermos que não estamos jamais sós e que essa Presença Divina está a nos orientar, basta muitas vezes olharmos para o céu, como nos mostra o Espírito Meimei no livro Idéias e Ilustrações, através da psicografia de Francisco C. Xavier:
Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que, certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o à sua presença e lhe perguntou:
- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?
O crente fiel respondeu:
- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele.
- Como assim? - indagou o chefe, admirado.
O servo humilde explicou-se:
- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?
- Pela letra.
- Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?
-Pela marca do ourives.
O empregado sorriu e acrescentou:
- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe, se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?
- Pelos rastros -- respondeu o chefe, surpreendido.
Então,o velho crente convidou-o para ir fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a Lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:
- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!
Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.

Possa o Pai Amado sempre nos iluminar a senda e que nesse ano que se inicia possamos, por nossa vez, abrirmos a janela de nossa alma para que sua luz possa adentrar... grande abraço a todos!!!

Diogo Caceres

15 comentários:

Anônimo disse...

\o/ Aew Ficou Mega,Blaster, Super, Hiper linda a postagem.
Bem como eu te disse so ia comentar mesmo quando voce postasse aqui rs.
Como negar a existência de Deus ?Até hoje não encontrei resposta mais coerente do que essa dada no L.E .
Realmente se todo efeito tem uma causa com certeza á "Causa" de tudo de belo que temos nesse mundo é uma força maior , soberana, justa :É.. DEUS!
Nada mais logico do que separar as coisas que são feitas e vem dos homens nessa apuraçao de indagaçao.
Se não foi o homen quem criou , entao de quem é ou á quem é apontada a autoria de tantas coisas belas, como o nascer e o por do sol, o desabrochar de uma flor e de tantas e tantas outras coisas que so DEUS em sua magnitude pode ter criado?
Já encontrei pessoas em minha caminhadas extremamente cultas, formadas em faculdade e tudo mais que se negavao interminavelmente em acreditar em Deus.
So lamento que diante de tantas evidencias uma pessoa possa se manter nessa convicção.
Quanto a idéia de um Deus Vingativo que castigava o seu povo , veio justamente na epoca de moiseis.
Naquela epoca pela humanidade ainda estar em estado um pouco primitivo em termos de evoluçao intelectual teve-se que criar essa idéia para domar os instintos daqueles que so respeitavão a força bruta, foi mais pelo medo e temor que eles respeitavao a Deus não pelo amor como nos dias atuais.
Mais com a vinda de Jesus a verdadeira "essencia" de Deus foi á nos revelada!!
Deus nao se vinga de ninguem porque ele é amor.
Deus não é injusto, porque ele justamente nos dá a oportunidade de reencarnação e do livre arbitrio para que possamos acertar nossas proprias contas conosco e com os que fizemos mau , isso demore o tempo que demorar .
Entao como ele pode ser injusto?
Se ele sempre nos dá a oportunidade de nos melhorar como ser humano a todo instante .
Falar de Deus para mim é uma verdadeira delicia para meu coração e me estenderia aqui diante de muitos fatos que me fazem acreditar em sua existência.
Mais me basta senti-lo em meu coração e na magnitude de sua obra!!

Amei a Postagem as imagens tudo Querido!!
Parabéns

Paula Barros disse...

Diogo venho agradecer as suas palavras. Você é que transmite carinho, paz, fé, amizade...e muitos outros sentimentos bons.

Essa semana pensava na minha relação com Deus, nas conversas que tenho com Ele, nos sinais...Porque encontrei algo que escrevi para Ele.

abraços carinhosos e de admiração.

Eu disse...

Querido Diogo...o que seria de mim sem amigos tão preciosos como você!
Hoje meu Amigo meu coração está prá lá de sensível... e a cada palavra recebida a emoção toma conta de mim.
Só tenho a agradecer a você que mesmo sem perceber me ajuda a ser o que verdadeiramente eu sou!

Mil beijos com meu carinho

almadepoeta disse...

Diogo,

Vim aqui agradecer-te a simpatia das tuas visitas, e desejar-te um bom ano.
Deixo um beijinho

Cadinho RoCo disse...

Deus é o que nunca foi e o que nunca será. É o que é.
Cadinho RoCo

Branca disse...

Diogo,
A única certeza que temos é de ter um Pai Misericordioso que cuida de nós sempre, apesar de nossas falhas...
é tão bom chegar em casa depois de um dia exaustivo e encontrar postagens especiais como vc sempre coloca...saio daqui mais leve, acredite.`
É uma pessoa iluminada, com um coração imenso... que bom que descobri seu blog nesse mundo virtual...
bjo carinhoso pra ti,
Branca.

FRAN "O Samurai" disse...

Olá Diogo meu amigo!

Quando se fala de Deus, sempre nos vem a cabeça, muitas idéias, muitos fatos, muitos questionamentos em volta do todo-poderoso.

Difícil ter um pensamento a seguir. Pois quando uma pessoa atingi um certo nível de intelecto e amadurecimento, começa a analisar os fatos, a história, as outras religiões, a bíblia e questiona. O que é ou não é.

Existem inúmeras religiões e cada uma enxerga Deus de uma maneira. Eu, sigo um pensamento que formei depois de anos de reflexão.

O que é Deus?

Acredito que Deus é uma força inquestionável, inexplicável e existente!

Onde está Deus?

Deus está nas plantas, no mar, no céu, nas estrelas, nos animais, em nós mesmo, enfim, Deus está relacionado a tudo que existe e tudo tem um pouco dele em si. Assim eu penso.

Se algo existe, é porque Deus existe nele!

É complicado explicar como eu cheguei a esse tipo de pensamento, mas eu acho verdadeiro e lógico. Não sigo religiões porque muitas delas manipulam e não nos deixam pensar, querem que sigamos linhas de pensamentos. Prefiro ficar livre e pensar do meu jeito.

Mas é isso!

Deus é tudo que existe!

Inquestionável, inexplicável e existente!

Muito boa postagem! Valeu mesmo. Acrescentou muito.

Abraço.

Vanessa V. disse...

Por vezes, abrir essa janela da nossa alma faz-nos ganhar ainda mais vida. Adorei!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Obrigada pela visita, querido!
Estou bem, e você?

Bom, gostaria de dizer algo, mas estou sem palavras pelo que li!
*-*
Quem dera todos pensassem, entendessem Deus assim... Obrigada!

Beijos e borboleteios

Izinha disse...

Como sempre meu coração se aquieta aqui.

Amigo, desculpe não ter passado com mais frequência, mas desde o ano novo os dias não têm sido bons, agora estão melhorando e vim te deixar um carinho e uns selinhos q ganhei da Serena e do Olavo, estão no rolante com as indicações, gostaria q aceitasse.

mil beijinhos e ótima semana prá vc!

Sonia Parmigiano disse...

Diogo,


Passei bem, e sempre grata e feliz com a sua presença!Deus?Sinto que tenho um dentro de mim, com vários nomes...mas, um deles apenas me orienta, aquele que me faz pensar, refletir e ponderar...
Beijos amigo querido!

Reggina Moon

thais m. disse...

To acompanhando , gostei muito do teu cantinho . Voltarei mais vezes .

Mil Beijos ;*

Blogando Francês disse...

Ola Diogo
É sempre reconfortante vistar este espaço pleno de boas energias e muita fé.
Estou voltando devagar, mas aproveitando para visitar os amigos.
O post está belíssimo e os comentários enriquecem este texto maravilhoso.
Abraços

Eu disse...

Bom dia Amigo Diogo...

Sempre que posso estou aqui lendo as suas postagens antigas... elas trazem uma paz enorme para a alma.

Um dia repleto de dádivas para você!

Beijinhos

SuEli disse...

Bom Dia, Diogo

DEUS - O Todo Poderoso. O Poder inexplicável. O Criador do Universo e de tudo que nele existe.

Que Deus nos Guie e nos Proteja, sempre, nos caminhos da vida e em cada situação que nos ocorre.

Uma abençoada semana para vocês e obrigada pela sua visita,
Fiquem com Deus,
Beijos,