quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Higiêne mental: segredo do bem-estar físico e espiritual



Tem horas que realmente tudo pesa, tudo fica dificil e sufocante... a mente parece que entrou num turbilhão, onde não encontra um pensamento seguro onde se firmar. É a pressão no trabalho, dificuldades no convivio familiar ou social, contas a pagar, sonhos as vezes frustados... o que leva a escutar inúmeras pessoas dizerem "estou numa fossa". Realmente a pessoa se sente como no meio de detritos, senão organicos e materiais, com certeza mentais e sentimentais. Curioso por que, a tempos somos cientes da necessidade da assepsia, da limpeza, enfim, da higiene. Cuidamos da lavagem de nossa roupa, selecionamos o alimento que vamos ingerir, limpamos nossa casa para deixa-la confortavel, com aquele ar gostoso de lar, tomamos nosso banho mantendo a higiene pessoal, mas dificilmente pensamos na necessidade da higiene mental e sentimental. Recordo que quando menino minha mãe chamava minha atenção "menino não pega isso do chão, não toca naquilo, etc". Nós crescemos e muitas vezes só trocamos as porcarias que andamos pegando. Hoje nós "pegamos" ódio, mágoa, raiva, inveja, tristeza, etc, e demais tranqueiras que vamos encontrando por ai no dia-a-dia. Vamos tratando nossa mente e nosso coração como um daqueles quartinhos dos fundos onde se vai jogando tudo o que é quinquilharia. Aquele que chega uma hora nós temos até medo de abrir, porque pode cair tudo em cima de nossas cabeças. Só que, inevitavelmente, teremos que fazer essa limpeza um dia, antes que se espalhe para o restante da casa. É dai que surgem inúmeras enfermidades por quardarmos "tranqueiras" emocionais. A sede de revidar a ofensa, criando úlceras cruéis e distonias perniciosas.As angustias cultivadas podem gerar crises nervosas, enxaquecas, entre outros males. A inveja, a colera, a competição malsã provocam indigestões, hepatites, diabetes, artrite, hipertensão entre outros disturbios. O desamor pessoal, o complexo de inferioridade, as mágoas, a autopiedade favorecem o câncer de mama, nas mulheres, e de próstata, nos homens, além de disfunções cardiacas, dos infartos brutais e outras doenças. Diante disso é hora de procurarmos a limpeza de nosso intimo.


Momento mais que urgente de fazermos uma varredura em nossa consciência e higieniza-la dos males que nós mesmos cultivamos. Vamos procurar selecionar nossos pensamentos, retirando o pessimismo e as visões desagradáveis. Tiremos do coração as amarguras e decepções. Não foi sem razão que Jesus proferiu em seu sermão da montanha: Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Verão a Deus em sua vida, nos seus afazeres, nas pessoas que estão ao seu redor, porque as janelas da alma não estarão embassadas da poeira do negativismo e das aflições. Estarão abertas para a entrada do Sol do amor e da paz que encontrarão espaço, limpo, arejado em nosso intimo para se assentar. Tenhamos o hábito de encontrar nem que seja 10 minutos diários para fazer uma parte de higiene mental. Nos recolhamos num local mais tranquilo, afastando a mente do mundo lá fora, relaxando nosso corpo, da cabeça aos pés e voltando os olhos para nosso intimo. Purifiquemo-o com a calma e o otimismo, se possivel, coloquemos uma música suave que acalente nossa alma e pensemos em coisas agradaveis, uma paisagem, um sorriso de um amigo, um olhar de ternura, o riso de uma criança... nos deixemos embalar na sensação de paz que decorre de cada imagem e sentimento agradavel durante esses minutos... podemos ficar certos que estaremos muito mais dispostos para enfrentar o dia. No demais, dia-a-dia trabalhemos com afinco, com determinação, depositando amor, fé e esperança, tanto dentro de nossos corações, como fora, em nossas ações. Assim poderemos todos os dias andar mais leves e respirar mais fácil, seguindo com o mais puro amor as situações que a vida nos apresentar.




Diogo Caceres

19 comentários:

Juliana disse...

dias stres é o que não falta hoje em dia, mas eu sempre tiro um tempo doa dia pra me encontrar comigo mesmo, com Deus, e ficar em paz
acho importante para manter o equilibrio

Unknown disse...

Nestes momentos gosto de abrir o Evangelho segundo o espiritismo ao acaso e ler um trecho e depois fazer uma prece.
Sempre cai o que preciso ler,rsrsrs...
Parabéns pela escolha do tema, muito importante.
Beijos

thais m. disse...

Ô meu querido , eu que agradeço a suas visitas e comentários no meu blog . Tá crescendo por lá , e eu gosto muito daqui . E quanto a tua postagem , stress é o mal do século , mas o equilibrio e a calma são remédios pra toda uma eternidade .

Uma linda semana .

Beijos

Anônimo disse...

'limpeza de nosso intimo'
Isso é necessário sempre!!!

Sonia Parmigiano disse...

"Assim poderemos todos os dias andar mais leves e respirar mais fácil, seguindo com o mais puro amor as situações que a vida nos apresentar."

Querido Diogo, era um texto desse que estava precisando ler no começo deste dia...

Beijos, te adoro!

REGGINA MOON

Eu disse...

Olá Diogo, bom dia!
Que texto heim?
Fantastico!
Eu vou te confessar que sentimentos ruins não tem vida longa dentro de mim... desde criança, sempre tive facilidade em digerir e expelir o que não me faz bem...e é assim que consigo manter a felicidade de forma mais constante.
Mas a faxina interna...essa é sempre necessária...pois as vezes esquecemos em algum cantinho uma poeirinha que pode causar uma alergia.

Um dia repleto de dádivas para você!

Receba um beijo carinhoso

Lucí disse...

Ola amado..

Lindissimo texto. Eu compreedo o que você escreveu, mas eu ainda sou uma aprendiz nessa vida, ja levo uma vantagem..rsrs, eu nao guardo as coisas por muito tempo, ajo por um impulso incontrolavel, dali um tempinho eu ja me arrependo e vejo que errei e me serve pra ser mais ponderante nos meu atos, mas eu ainda nao consigo me conter, mas eu nao guardo, mesmo o arrependimento, eu sinto e ele é apenas uma valvula para eu tentar me conter na proxima, nao um sofrimento que carrego comigo sempre por um erro ja cometido..

Bjos.. tenha um otimo dia, esse texto fez todo o sentido pra mim hj..

Anônimo disse...

Bom dia Anjinho.....

Texto muito verdadeiro este o seu!!
Se a mente nao esta bem com certeza o corpo padecera com essas consequencias.
O dificil é na verdade nessa vida atribulada que levamos no dia a dia ter tempo para se parar por 10 minutos e relaxar.
Uma coisa que tem um efeito terapeutico na minha vida é a musica.
(Inclusive nesse momento estou ouvindo aquela do Henrique Iglesias que vc me enviou).
A musica é minha terapia e minha Higiene Mental.
Masi confesso que se nao fosse voce meu grande amigo, Deus , minha família e atualmente o Ney.
Seria dificil higienizar minha mente viu kkkkk

Beijao Querido!!

Luciene de Morais disse...

Obrigada Diogo, não apenas pela visita, mas pelo seu carinho.
Beijo
Ps. seu post, excelente, veio a calhar!

Anônimo disse...

Obrigada por esse maravilhoso post que nos faz refletir como nos esquecemos nessa correria do dia a dia.
Sou uma pessoa completamente do bem, mas como todo ser humano, tenho inúmeros defeitos, um deles é o orgulho que me impede de realizar muitas coisas que eu gostaria. Esse e outros sentimentos nos fazem mal, e temos que nos doutrinar diariamente contra eles.

Um grande beijo, adorei seu blog!

Luna disse...

Falas e muito bem que a maior parte dos nossas doenças
são criadas em astral e é no corpo físico que aparecem pela força dos nossos egos, se nos soubermos polarizar com as forças energéticas positivas tudo fica mais fácil, mais leve
beijos

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Fazer uma faxina na mente é fundamental para uma vida saudável!
Como sempre, ótimo post amigo!

beijos e borboleteios

Vivian disse...

...só de passear por aqui
neste canto de paz,
já é uma faxina mental,
onde depois de degustar
seus ensinamentos e reflexões,
saímos mais leves.

obrigada por isso, meu lindo!

Eu disse...

Oi Diogo!
Eu amei esse post...e reler é sempre uma forma de absorvermos as palavras boas!

Vim lhe desejar um belo final de semana...Aproveite bastante!

Um beijo carinhoso

SuEli disse...

Bom Dia, Diogo

Obrigada pela visita e pelas palavras lá deixadas.

É muito importante não levarmos de um dia para o outro os sentimentos negativos. Não podemos evitá-los, mas podemos expulsá-los da melhor forma possível e recomeçarmos, a cada dia, novo em todos os sentidos.

Antes de dormir, façamos, sempre, uma reflexão sobre o nosso dia para podermos recomeçar melhor o dia seguinte.

Todos os dias devem ser um recomeço, em nossas vidas.

Que Deus abençoe a todos vocês,
Fiquem com Deus,
Beijos,

Izinha disse...

Diogo, obrigada mais uma vez pela doce mensagem...o stress anda solto por aí...e com a vida agitada q levamos...uns respingos tendem a cair e esse seu conselho de fazer uma faxina mental diária é excelente, vou começar a aplicar hj mesmo.

adoro essa paz q aqui encontro...

bjos carinhosos prá ti...Izinha.

Anônimo disse...

Oi Anjinho so passando para dizer que nao tp triste nao viu!!
Foi como eu disse ao Ney so acordei meio de mau humor porque nao durmi direito.
Mais quando estou assim fico so quietinha em silencio e depois passa!!
Mais o meu "dignissimo" namorado ja fez o favor de me ligar e me pegar com uma piada tosca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que meu astral ja melhorou!!!

bjs

Te Amo maninho

J Araújo disse...

Com certeza, meu amigo, que tocand em frente de alguma maneira chegaremos. O importante é não esmorecer nos momentos mais difíceis.

Abraço

Unknown disse...

simplesmente maravilhoso!