sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Responsabilidade e Felicidade

Chegamos a sexta-feira... mais uma semana transcorreu, com muito empenho e perseverança, mas com o pensamento ao Alto, rogando coragem e determinação para os embates de hoje. Não dá para esmorecer, temos que continuar em movimento... a vida as vezes parece com andar de bicicleta. Se você parar de se mover, perde o equilíbrio e cai!!! Então bola para frente, por que tem muito para se aprender hoje.
Tenho percebido muitas vezes como tem surgido o desanimo nas pessoas por causa das dificuldades da vida... eu bem sei que dá mesmo as vezes, mas se simplesmente pararmos e desistirmos da vida, dizermos que as coisas não tem jeito e que o mundo é assim mesmo, como vamos querer uma vida diferente?? Esperamos demais que as coisas a nossa volta mudem, quando é dentro de nós que devem mudar.
Mesmo quando adentramos a uma crença religiosa, temos dificuldade de mudar essa visão de “mudança exterior”. Geralmente entramos nesta ou naquela religião, na expectativa que ela suma com nossos problemas... mas vai passando o tempo e eles continuam no mesmo lugar. Aí já nos sentimos abandonados. Deus não olha por nós, é uma exclamação comum e por aí segue!! Talvez devamos direcionar a expectativa para outro lugar... recordo que certo rapaz que iniciou seus estudos na doutrina Espírita, sentindo-se amargurado por dificuldades, foi procurar conselho com velho trabalhador espírita do centro que passou a freqüentar. Queixou-se o jovem: ah, como me sinto triste e desanimado.. tenho enfrentado tanta incompreensão no seio de minha família, me sinto testado na paciência pelos amigos, a enfermidade bate a minha porta... isso tudo mesmo adentrado a doutrina Espírita. Com a serenidade da experiência de anos de luta, comentou o senhor, enquanto varria o jardim de casa: meu filho, se você levanta no meio da noite... tudo no escuro, de repente dá um tropeção num móvel do quarto... imagine a dor... as vezes justo no dedão, acende rapidamente a luz!! Por um acaso o machucado e a dor somem de imediato? – Ué, claro que não, disse o rapaz. – Estarei apenas vendo melhor onde machuquei para poder tratar! – Ora, pois bem meu filho, da mesma forma, quando adentramos ao Espiritismo, ou a outra religião a qual nos afinizemos, é como se acendêssemos a Luz em nossa Vida para vermos melhor como tratar de nossas dificuldades!!

Em verdade, não deve ser o objetivo de ninguém procurar uma religião ou filosofia desejando que os problemas miraculosamente desapareçam. Assim sempre entrará numa jornada frustrada! As dores, dificuldades do dia-a-dia, decepções, doenças, são lições que a vida nos oferece para que desenvolvamos o espírito imortal que somos. Espírito, aliás, que é a base de qualquer crença espiritualista. Então é a ele que devem ser dirigidos os esforços de melhoria, de entendimento, de renovação, que a Luz da religião oferece para o esclarecimento de nossas consciências.
A doutrina Espírita, que esclarece a necessidade da fé raciocinada, demonstra todos os dias as razões do ser, da vida e da dor. Que está em nossas mãos a construção de nossa felicidade e não na situação a nossa volta. Já não nos cabe dizer mais “se Deus quiser serei feliz, se Deus quiser aquilo, se Deus quiser isso”. Ora, quando foi que Deus nos quis infelizes?? Ele sempre quer nossa felicidade, foi para isso que nos criou. A questão é se nós estamos a construindo de verdade com nossas atitudes, nossas palavras e pensamentos. Por isso Jesus ensinava: ”não esperei o Reino dos Céus em formas exteriores, O Reino de Deus está dentro de vós”!! Jesus foi simples e direto nessa afirmação, agora precisamos ter os “olhos de ver” e os “ouvidos de ouvir” a que ele também se referia, ou seja, uma percepção mais madura da vida, assumindo nossa própria responsabilidade para alcançarmos a felicidade!! Grande abraço a todos e um excelente fim-de-semana!!

Diogo Caceres

25 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO DIOGO, MARAVILHOSO TEXTO... FICO COM A ALMA EM PAZ, QUANDO TE LEIO... UM BOM FIM DE SEMANA... UM ABRAÇO DE CARINHO E TERBNURA,
FERNANDINHA

Luciene de Morais disse...

Lindo post.
Beijo

Bianca Azenha disse...

Lindo, teus textos. Fico até mais leve ainda... E quanto a troca da nossa melodia, eu topo, sempre topei. Mas acontece que não é apenas nossa melodia, é a da sociedade... as pessoas precisam de sonhos e precisam realiza-los e não parar, sonhar novamente e assim fazer da vida um ciclo harmonioso e cheio de paz!

Beijooos

Cris disse...

Olá Diogo, vim retribuir a visita e agradecer pelo carinho, com certeza vou ler tudo desde o início dos posts e vc já está nos meus favoritos
bjos fraternos

Juliana disse...

Realmente uma religião ou doutrina não vai nos curar dos males da vida, só fortalecer nosso espirito para enfrenta-los!
E nem devemos ir para uma missa ou culto, esperando sair de lá com a benção de não haver mais problemas e dificuldades na vida, devemos pedir o que é de mais sagrado saúde para conquistamos nossos objetivos!

Unknown disse...

Este texto tem tudo a ver com o tema que estou desenvolvendo lá no blog que é ação e reação, reproduzindo partes do livro do André Luiz. Acho este assunto muito importante, e a tua abordagem foi muito direta e didática.
Parabéns pela escolha do tema, este assunto tem que ser repetido indefinidamente...
Beijos

Unknown disse...

Diogo, tem um desafio para ti lá no blog.
Beijos

Luna disse...

Dizes tudo, a vida não é fácil, e os obstáculos servem para o nosso fortalecimento, no entanto temos a mania de nos aborrecermos com tudo se está chuva, se esta calor, se neva, quando seria mais fácil aceitarmos o que acontece, se chove levamos chapéu de chuva, se neva temos de nos agasalhar se esta calor vamo-nos refrescando e assim a vida flui mais facilmente, como dizes é o trabalho interno que conta, a culpa não é de Deus que se afasta de nós, mas somos nós que nos afastamos de Deus
beijos

Branca disse...

Que lindo texto Diogo...
Temos um Pai maravilhoso que só quer nossa felicidade mas nós temos que conquistar ela dia após dia com nossa atitudes frente à vida, aos problemas, aos semelhantes...

Ótimo fim de semana pra vc,
bjo carinhoso.

Cleo disse...

Olá Diogo, uma bela reflexão para o fim de semana chegando.
e talvez não tenha nada a ver, mas lembrei de uma frase da Clarice Lispector lendo teu texto:
"Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca."

Beijos carinhosos e um maravilhoso fim de semana.
Cleo

Anônimo disse...

Diogo depois dessa leitura com certeza meu final de semana será diferente...

Abraços!

Sonia Schmorantz disse...

Na verdade nem sei o que dizer sobre isso, mas gosto...
Lindo final de semana
um abraço

Paula Barros disse...

Oi, querido amigo de luz.

Estava bem, li um blog fiquei mexida, e lá disse - quero colo. Pensei, escrevi, andei por aí. E indo dormir agora vi seu nome na lista e disse vou lá, acalantar o meu espírito. Achei colo. Achei luz.

Um texto maravilhosos, e que as nossas dores não nos paralise, não deixe amargurado. O caminhar por nós mesmos é a luz de dias melhores.

Obrigada por esse texto maravilhosos.

abraços carinhosos

mundo azul disse...

__________________________________

Uma linda mensagem em suas palavras!

Obrigada!

Beijos de luz e um bom final de semana...

__________________________________

Izinha disse...

Oi Diogo,
adorei o post de hj...fomos feitos para sempre se sentir bem e cabe a nós buscarmos a maneira...as vezes é difícil, queremos tudo de imediato, mas temos q ter a paciência necessária.

um ótimo fds querido amigo,

beijos...Izinha

O mar me encanta completamente... disse...

Lindos textos encontrei no teu cantinho.
Temos que ir "Tocando em frente"...
Nem tão fácil,mas sempre necessário.
Um fim de semana de muita paz.

Glória

thais m. disse...

, prêmio pra você no meu blog !
Pras pessoas que de alguam maneira , escrevem com uma maneira toda romantica .
Um beijo :*

Sonia Schmorantz disse...

Para refletir:
Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...
Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo
de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
(William Shakespeare)

Faça dessa nova semana um novo início rumo à
felicidade.
abraços

Anônimo disse...

Um corpo sem inteligência não ama. Um corpo sem saúde não desfruta do amor. Um gênio sem amor não tem saúde espiritual. Diante disso tudo, devemos a cada instante procurar a companhia das três virtudes, mesmo que alcancemos uma a uma. (Paulo Baleki)

Meu estimado e especial amigo amei seu post...de desejo uma seman cheia de luz q sei q vai irradiando sempre por onde passas. bjss e fica com Deus.

Anônimo disse...

Acompanha o meu blog, por favor.

L.

Izinha disse...

Diogo, obrigada pelo carinho.

Vim te oferecer o Selinho Blog de Ouro, pois prá mim teu blog é como uma pepita de ouro q vai nos lapidando a cada postagem, espero q aceite.

grande beijo e dia lindinho prá vc...Izinha.

Vivian disse...

...boa tarde, menino de luz!!

nota mil para sua reflexão,
nos chamando à razão.

bjussssssssss

Lucí disse...

Ola amadinho..

Adorei esse texto. Por que tbm tenho visto muito isso tbm, pessoas que buscam em religiões " a cura" para seus problemas e esquecem que só dependem dela essa mudança!..

Ontem mesmo a noite estava a comentar sobre uma menina que conhecemos que ira se casar daqui a uns tempinhos e eu nao sabia que o noivo dela, teve problemas com drogas e alcool, mas agora que frequenta uma determinada religiao, comentei a ela, como ela sofreria se ele viesse a ter uma recaida, ja que ele apenas mudou por estar frequentando a igreja e ele mesmo teme pela tentação...

é complicado tudo isso, as mudanças internas nao sao faceis, eu ainda luto contra a minha ira interna. A tal da tolerancia!

Acredito que nao sao as religiões que mudam as pessoas, tem pessoas que ja tem uma boa indole, e facilmente conseguem mudar o seu interior.. e que a religiao so desperta isso. Caracter é contruido e nao é a frequencia a uma igreja que te dara um! E por menos Deus influenciara em algo.

Menino! Eu sou dificil de desanimar..rsrs, tem dias que ando rebelde, mas desanimada nunca (preguiçosa as vezes..rsrs)..

Bjitoossss e uma otima semana!

Ahh! O Livro é muito bomm, eu baixei ela da internet (nao sou a politicamente correta! mas como diz meu marido ninguem aguenta me sustentar com livros, pq eu leio muito!)..rsrs é lindo, vale a pena vc ler!.. Ele me fez sobre algumas coisas que ainda vou postar..rsrs

Agora eu vou.. xausss...rsrs

Deusa Odoyá disse...

Olá meu novo amigo!
Adorei seu blog.
Muito iluminado e cheio de reflexões.
Fique na doce paz.
Uma semana abençoada por mestre jesus.
sua nova amiga.
Regina coeli.

Te aguardo em meu cantinho.

Cadinho RoCo disse...

Este expediente em querer negociar com Deus não funciona de maneira alguma. Isso pra não dizer de quem pensa estar Deus ao nosso dispor, quando deve ao contrário. Nós, enquanto criaturas é que devemos estar ao dispor de Deus. O fato é que precisamos de crescer sempre, para que possamos perceber aquilo que somos e o que carregamos em nossas vidas.
Cadinho RoCo