terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Mal Existe?


Depois de um periodo sem conexão com a rede virtual, volto novamente agradecendo aos queridos amigos, que com muito carinho tem visitado esta pagina e depositado sua impressões e tantas palavras de afeto! Obrigado a todos, demonstram que a amizade supera qualquer distancia fisica e que sempre vale apena acreditar no bem e no amor, capaz de superar qualquer mal, apesar de, diante de muitas dificuldades do caminho, escutarmos pessoas acreditarem que estão sós, que o mal domina o mundo!!
Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta: - Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:- "Sim, fez!"- Deus fez tudo, mesmo? - Sim, professor - respondeu o jovem.
O professor replicou:- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal. O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?- Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:- Professor, o frio existe?- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. - E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu: - Mas é claro que sim.
O estudante respondeu: - Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:- Diga, professor, o mal existe?
Ele respondeu: - Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o estudante respondeu:- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus, a ausência do Bem. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."
Verdadeiramente o problema do mal e do bem sempre está presente em nosso caminho. Por séculos se viu a figura do mal literalmente numa criatura sobrenatural, o diabo, que aterrorizava a imaginação popular!! Mas nos tempos atuais, a mente humana já não pode conceber tal crença literalmente. Afinal pela lógica, cientes de que há um Deus, que é todo poder e bondade, não poderia esse mesmo Deus criar uma criatura destinada a eternamente prejudicar a sua propria obra. Deus é a fonte de todo Bem e nenhum mal pode sair dEle. O verdadeiro mal, na realidade, acaba se encontrando dentro do próprio homem, quando ele deixa o orgulho e o egoismo fazer ninho em seu coração!! Não foi sem razão que Jesus afirmou: "não é o que entra pela boca do homem que o contamina, mas sim o que lhe sai impropriamente do coração, pois é daí que saem as fornicações, os adulterios, os crimes, os falsos testemunhos..."!! Cabe ao proprio homem fazer uma revista intima e com certeza chegará a conclusão de que a maioria dos males que o afligem foram gerados exatamente pelos seus excessos. Assim por si mesmo chegará a conclusão que por preencher seu intimo com coisas sem valor ao invés de deixar Deus entrar em seu coração é que se encontra diante dos verdadeiros males... que deixemos nosso Pai adentrar a nossa casa intima, aliviando nossos pesares. O mal, que é a ausencia do Bem, não pode encontrar lugar em quem acredita, na amizade, na verdade e na fraternidade, que no fim das contas é encontrar o Deus em nosso intimo. Como diz a letra da musica abaixo, That's The Way It Is ( É assim mesmo), "não se renda porque você pode vencer nessa coisa chamada Amor"!! De nada adianta durante as trevas da raiva, do desespero, da angustia, erguer os punhos contra ela para afasta-la , na maioria das vezes basta acender a vela do amor no coração!!! Abraço a todos e enorme paz!!!


Um amigo



Para quem quiser conferir a letra da musica:
http://vagalume.uol.com.br/celine-dion/thats-the-way-it-is-traducao.html

36 comentários:

Izinha disse...

Q bom q está de volta,estava com saudades, sabia.

beijinhos!

Anônimo disse...

Deus está em nós, e mostra-nos sempre a direção a seguir. Se estamos em sintonia com o bem, estamos no caminho certo. Ele nos permite as dificuldades, mas nos ajuda a superá-las. Não devemos julgá-lo por nossos erros, nossas quedas e tropeços. Devemos agradece-lo por nos conceder a oportunidade de evoluir e nos superar. Nas dificuldades podemos visualizar como somos fortes e como Deus se faz presente em nossas vidas, pois quando estamos bem, muitas vezes o esquecemos. Mas Ele não se esquece de nós.

Um grande beijo e uma semana de muita paz.

Mara Virginia disse...

Obrigada por este post lindo, hoje aprendi que o mal não existe, o que existe é a falta da presença de Deus, muito bem colocado pelo aluno, com certeza a resposta dele calem os que se dizem ateu, justamente por acreditar na existencia do mal e na sua vitória.
Muita paz!
Mara

Paula Barros disse...

Gostei do texto todo, especialmente quando cita os excessos. Fiquei a refletir.

abraços carinhosos

Unknown disse...

Já conhecia este texto, muito inteligente, prova o quanto estamos longe de entender as verdades eternas.
Beijos :)

Deusa Odoyá disse...

Olá meu caro amigo.
Adorei seu texto, parabéns...
Uma bela escolha.
Muita paz, amor e luz em sua vida.
Sua amiga.
Regina Coeli.
Fique na paz.

Eu disse...

Bom dia Diogo!
Eu poderia entra aqui e lhe desejar apenas um dia bom! Mas meu coração deseja ao seu muito mais, ele espera que este seja um dia de vitórias e realizações.
Que ao terminar o dia, o saldo seja positivo e o seu coração pulse agradecido por ter tido um dia feliz!

Infelizmente o mal existe... e algumas pessoas não se livram dele.
É impostante que cada um entenda que isso causa prejuízo principalmente para quem sente essa energia negativa.

Um abraço carinhoso para você meu amigo!

SuEli disse...

Bom Dia, Diogo

Todos os seres tem dois anjos dentro de si: um mal e um bom.
Os dois lutam entre si para ver quem irá vencer.
Vencerá àquele que nós alimentarmos mais e melhor.
Por isso devemos tomar muito cuidado com o que permitimos que entre pelos nossos olhos e pelos nossos ouvidos, pois tudo que entra é alimento para a alma e tudo que sai é saúde para o nosso corpo e nossa alma.

Disse Jesus: "O que torna o homem impuro, não é o que ele coloca para dentro e sim o que sai de dentro dele."
Nestas palavras Ele estava referindo-se aos alimentos materiais e as sujeiras materiais, que tanto o homem dá valor para garantir a sua saúde.

O principal deve ser sempre a saúde espiritual, pois é o espírito que nos mantém VIVOS e SAUDÁVEIS perante a Deus.

Um abençoado dia para todos vocês,
Fiquem com Deus,

Luciene de Morais disse...

Gostei muito do teor da sua postagem, querido Diogo. (Embora o aluno não precisasse realmente desmoralizar tanto o professor, né? Fiquei com pena)
Mas entendi perfeitamente (acho) e concordo sim. O mal é apenas a ausência do Bem, não existem dois anjinhos, um bom e um mau a nos soprarem os ouvidos.
O EU, sem o amor, a bondade, a boa-fé, é que é o mal. Porque o Amor, a justiça, o respeito e as outras virtudes nos libertam do EU.
Beijos amigo, bom que esteja de volta!

Cleo disse...

Muito bom esse texto que nos mostra que o mal só existe na ausência do bem. então que o bem sempre prevaleça em nossos corações.
Beijos carinhosos e bela quinta.
Cleo

Branca disse...

O mal existe sim, se desviamos do que sabemos ser o correto - nossos valores, nossas virtudes, nossa fé - ele toma conta e faz um estrago muito grande.

Adoro vir aqui Diogo...
bjo carinhoso pra vc!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO DIOGO, EXCELENTE TEXTO COMO É APANÁGIO TEU... SIMPPLESMENTE SUBLIME... UM ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Anônimo disse...

meu precioso amigo
adorei seu post...

" O mundo é maravilhoso, fascinante e, às vezes pertubador e obscuro. Mas existe um mundo infinitamente mais misterioso e atraente:é o nosso mundo interior, o céu que está dentro de nós.

Lindo fds e que ninguem se aproxime de nos em vão.
sinta-se abraçado meu fofissimo amigo..

Sonia Schmorantz disse...

Passei por aqui, porque não podia deixar de vir agradecer pelas visitas, pelas palavras e pelas gentilezas.
Um abraço e lindo final de semana

Lucí disse...

Ola amigo...

Tempos hein? Parece que tbm se ausentou na minha ausencia..rsrs

Então estamos ai na luta, firmes e fortes..

Gostei muito do texto. Eu tbm sempre acreditei que "ha lirios no lodo".. e que todo lado mau tem o seu lado bom.. e que algumas pessoas nao permitem que esse lado bom se sobressaia e preferem fazer o mal, sem saber que tudo que vai volta.. pratica o mal e recebera o mal. Plante o amor.. e colha o amor..

Vim regar a plantinha da amizade.. ;)..

Bjinhosss

Eu disse...

Diogo...por onde anda você Meu Amigo?
Saudades!

Beijinhos com meu carinho

Blogando Francês disse...

Passei pra desejar um otimo final de semana.
Luz e Paz
Bjs

Luna disse...

tema muito bom,
a verdade é que o homem precisa de termos de comparação para entender o que se passa á sua volta, sem isso não se identifica, e fica perdido, no entanto com tantos termos de comparação vivemos perdidos em conceitos
bj

Branca disse...

Tá sumido Diogo...espero que esteja bem!

Tem Selo Personalizado lá no Sentimentos dedicado a todos os amigos, sinta-se a vontade pra pegar ou não...bjos!

Izinha disse...

Está tudo bem com vc?...tô saudades.

bjos e ótimo fds!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO DIOGO, BELÍSSIMO TEXTO... SUBLIME AMIGO... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Anônimo disse...

Tem selinho lá pra vc!

beijos.

O mar me encanta completamente... disse...

O mal existe sim.
É a força que luta contra o bem.
Nós precisamos apenas nos posicionarmos, e o lado que alimentarmos mais, esse prevalecerá.
Que façamos a escolha certa.
Beijo

Anônimo disse...

Ta precisando aparecer por aqui heim???
Cascudo aff
Beijos amado

Eu disse...

Hoje decidi visitar todos os blogs que acompanho.

E é com imenso carinho que
venho lhe desejar
um belo final de semana

Apareça...sinto a sua falta!

Um abraço carinhoso

Cleo disse...

Vim deixar um beijo e abraços.
Bela semana
Cleo

O mar me encanta completamente... disse...

Olá Diogo!
Sabe qual é a melhor coisa da internet?
É que aqui, as pessoas podem conhecer sua alma,
antes de conhecer seu rosto.
Nós dividimos pensamentos, sonhos, planos.
Não nos julgamos,nem condenamos, apenas buscamos
e oferecemos mãos p ajudar.
Trocamos afeto e abraços não é?
É isso o que vim fazer.
Te abraçar e parabeniza-lo pelo dia do Blogueiro.
Sou feliz por ter te encontrado.
Beijos..

O mar me encanta completamente... disse...

Olá Diogo!
Sabe qual é a melhor coisa da internet?
É que aqui, as pessoas podem conhecer sua alma,
antes de conhecer seu rosto.
Nós dividimos pensamentos, sonhos, planos.
Não nos julgamos,nem condenamos, apenas buscamos
e oferecemos mãos p ajudar.
Trocamos afeto e abraços não é?
É isso o que vim fazer.
Te abraçar e parabeniza-lo pelo dia do Blogueiro.
Sou feliz por ter te encontrado.
Beijos..

Lu Dantas disse...

Adorei o texto! Teremos novidades? Vou acompanhar, ok?

Blogando Francês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogando Francês disse...

Por onde andas meu amigo.
Passei pra saber de voce e dizer que tem um Mimo no Interagindo.
Bjs

- Moisés Correia - disse...

Existe é quem pratica o mal... por isso existe!
Belo texto!

Habito nos teus olhos luz, brilho de encanto!
Respiro das janelas do teu rosto o sorriso
Dos cabelos, soltas o perfume que preciso
Castelo do teu ser em que por ele amo e canto

Desejo um resto de um bom dia!

O eterno abraço…

-MANZAS-

Juliana disse...

A diogo que lindo!
amei muito o texto
é uma lição de vida
porque eu mesma ja me indaguei muitas vezes de como Deus criava pessoas más, mas na realidade, essas pessoas que se criam em Deus

Cristiana Fonseca disse...

Belo texto, muitas reflexões.
Abraços,
Crisfonseca

Cleo disse...

Oie!! onde anda você?
beijos carinhosos.
Cleo

Eu disse...

Poxa...
por onde anda você Meu Amigo?
Espero que você esteja feliz!
Um beijo carinhoso