quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

MEDITAÇÃO: ENCONTRO CONSIGO MESMO



"A consciência é muito bem educada. Deixa logo de falar com aqueles que não querem escutar o que ela tem a dizer."
(Samuel Butler – Poeta Inglês)

Onde está escrita a lei de Deus?
— Na consciência.
Questão nº 621 de O Livro dos Espíritos



A agitação da vida moderna... o corre-corre do trabalho e da vida social, as problemáticas familiares, as dificuldades da economia, são alguns dos obstáculos a superar e também origem de diversos males, tanto físicos como mentais, que vem assolando o ser humano.
Cada vez mais ocupado (e até pré-ocupado) com a vida exterior, o homem esquece-se da vida interior, de si mesmo, a ponto, as vezes, de nem mais saber quem é. Mas há um alerta cristão de mais de 2000 anos que ainda ecoa no ar, convidando o homem a despertar: Vigiai e Orai! Vigiar e orar afim de não cair em situações comprometedoras diante da vida e da sua consciência. Sua consciência que é a mais severa juíza de sua vida, pois da consciência em desalinho surgem os medos, as angustias, os remorsos, as depressões, os rancores, etc. Consciência, onde encontramos as respostas para os enigmas de nossa vida e a condutora segura para a mesma. Surgem os conflitos íntimos e angustias como um grito para que voltemos o olhar ao nosso intimo. Que prestemos atenção ao que se passa nos escaninhos de nossa alma, que passemos a nos conhecer, seguindo o alerta do antigo templo de Delfos: Homem, conhece-te a ti mesmo!!!


A meditação é um recurso para o encontro com nossa consciência, para verdadeiramente encontrarmos nosso eu, nos retirando momentaneamente da vida exterior, encontrando assim a saúde física e mental tão almejada. Graças a recentes estudos do cérebro, ela tem sido usada por neurocientistas, psicólogos e outros especialistas como uma valiosa ferramenta, no tratamento de diversas doenças, segundo reportagem do jornal “O Globo”. Quimicamente, a meditação parece estimular uma maior produção de certos neurotransmissores no cérebro, como a dopamina, responsável pelo sentimento de prazer e bem-estar, e a serotonina, ligada à sensação de felicidade - explica o psicólogo e mestre em neurociências da USP, Leonardo Mascaro, que lançou o livro “A arquitetura do eu” em 2007. Isso nos mostra a importância da escolha dos próprios pensamentos, ou seja, da educação mental. Normalmente nossas mentes são inquietas e confusas, abrigando vários pensamentos ao mesmo tempo, emitindo ondas mentais não interligadas e desencontradas, com um gasto de energia nervosa muito grande. Dentre os vários conceitos encontrados sobre meditação, podemos concordar que meditação são todos os momentos da vida vividos em plena consciência. Certo que não é fácil, como dito no inicio do texto. Dificilmente estamos com a atenção voltada para o presente, para o que estamos realizando neste exato momento. Dizem os estudiosos da mente que podemos meditar na ação: quando estiver comendo, coma; quando estiver lendo, leia; quando estiver lavando a louça, lave a louça. Parece um paradoxo, mas pensemos bem, na maioria das vezes quando estamos comendo, nossa mente está em outro local, ou no passado ou em alguma perspectiva de futuro, o que fiz ou o que terei de fazer, não estando presentes no exato momento da refeição. Por isso meditar é estar presente, com a consciência desperta no que se está fazendo. Não é a toa que médicos e especialistas tem aconselhado a pararmos em determinados momentos do dia para entrarmos em contato como o nosso interior e desfrutarmos do momento de relaxamento e bem estar. O principal objetivo prático da meditação é focalizar a mente em um pensamento único e então expandi-la e dirigi-la a estados mais elevados de consciência.


Um exercício prático voltado ao autoconhecimento, relaxamento e energização pode ser feito recolhendo-se a um local a parte, tranqüilo. Sentando-se com as costas retas, respirando fundo, fecha-se os olhos e começa-se a relaxar. Concentre a mente em um pensamento, numa frase, numa imagem, num som, num cenário, etc., de modo que ela se torne estável e dirigida a um só objetivo. Haverá descanso mental, sem perda de energia nervosa, pois os neurônios estarão sincronizados, harmônicos. Enquanto meditamos, podemos encontrar diversos incômodos, sons externos, reclamos do corpo, pensamentos invasores não desejados. Não temos que brigar com tudo isso, simplesmente se registra o incômodo e retorna-se a meditação. Depois que estiver consciente de que pode sustentar o pensamento desejado por um determinado período, é bom seguir o conselho de Emmanuel: “Nossa mente sofre sede de paz, como a terra seca tem necessidade de água fria. Vem a um lugar à parte, no país de ti mesmo, a fim de repousar um pouco. Esquece as fronteiras sociais, os controles domésticos, as incompreensões dos parentes, os assuntos difíceis, os problemas inquietantes, as idéias inferiores. Retira-te dos lugares comuns a que ainda te prendes. Concentra-te, por alguns minutos, em companhia do Cristo, no barco de teus pensamentos mais puros, sobre o mar das preocupações cotidianas... Ele te lavará a mente maculada de aflições. Balsamizará tuas ulceras. Dar-te-á salutares sugestões. Basta que te cales e Sua voz falará no sublime silêncio. Oferece-lhe um coração valoroso na fé e na realização, e Seus braços divinos farão o resto. Regressarás, então, aos círculos de luta revigorado, forte e feliz”.
Todos podemos utilizar, nem que sejam 10 minutos diários para essa viagem interior... seguindo essa estrada de encontro consigo mesmo, com a harmonia e a paz!! Desejo muita alegria a todos e forte abraço!!

Diogo Caceres

21 comentários:

Semeando disse...

Vigiar e orar, além de meditar as palavras do bom Deus são exercícios diários essenciais em minha vida.
Desculpe não ter retribuido sua visita antes, mas antes tarde do que nunca, né?
qdo tiver um tempinho voltarei com calma para ler seus textos.
um abraço e fique com Deus.

...MEU UNIVERSO DE FELICIDADE disse...

vigiai ...orai..e esperar no Senhor
obrigada por ter visitado meu canto...
um grande abraço!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

A meditação me ajuda a ser uma pessoa mais centrada, mais equilibrada!
Adoro!

beijos e borboleteios querido

SuEli disse...

Bom Dia, Diogo

Eu digo que Deus é a minha consciência, pois é Ela que me acusa quando fiz algo errado contra o irmão e enquanto não tomo uma atitude para corrigir o que fiz, Ela não me deixa em Paz.
Por isso a minha frase no blog Liberdade e Caridade:

"A MINHA CONSCIÊNCIA TEM MAIS PESO, PARA MIM, DO QUE A OPINIÃO DO MUNDO INTEIRO."

Obrigada pela visita e um abençoado dia para você,
Fique com Deus,

Vanessa V. disse...

Adorei as palavras Diogo!

Unknown disse...

Perfeito o texto, só teria a acrescentar que nós, pouco habituados a esta prática, devemos começar muito lentamente, com mais ou menos 1, 2 minutos para ir aumentando gradativamente.
li isto em algum lugar que não lembro agora, a gente lê tanta coisa, não é mesmo?
Genial a frase inicial, de grande impacto!
Adorei este post, muito importante este assunto.
Beijos

Lucí disse...

Olá amigoo, nos encontramos no final da tarde...rsrs

Bom aqui ainda não chove, mas o ceu esta escurencendo, meu senso comum diz que a chuva nao demora por aqui.

Adorei o texto. Identifiquei-me em várias partes! Quando era mais novita, eu não conseguia fazer uma coisa só, eu tinha que fazer várias ao mesmo tempo, comer, ler e ouvir música.

Engraçado que com o passar dos anos isso mudou, hj eu não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo. Exemplo, estou aqui escrevendo, mas a conversa da vizinha, ou uma musica me incomoda!..Pq parece que eu não me concentro totalmente.

Eu li em algum lugar (sou pessimaaaa em guardar bibliografia!), que nao importa como vc medite, o importante é vc tirar um tempo do seu dia pra nao pensar em nada, esvaziar a cabeça. Por varias vezes eu tentei essa posição sentada, comigo nao deu. Encontrei o melhor lugar da casa pra pensar, a cama e olhar pro teto! Ali eu passo algum tempo de cabeça vazia.

E realmente a pessoa precisa de um tempo para pensar! Eu percebo que as pessoas nao tem mais a consciencia que esta associada a tal honestidade. É bom deitar a cabeça no travesseiro e nao se sentir por algo que deixou a desejar.

Bjinhosss e a chuva chegou aqui!..rsrs Bom final de tarde!

Juliana disse...

Esse livro é muito bom!
Realmente nunca conseguimos nos dedicar inteiramente ao que estamos fazendo, estamos sempre com a metade em cada lugar! Seja no trabalho na faculdade, ou mesmo como vc sitou, lavando loussa!

Luna disse...

Meditar deveria ser diario, como a higiene a alimentação enfim, é ela que faz com que os nossos centros energeticos não entrenm em conflito
beijos

Izinha disse...

Deveríamos fazer uso da meditação todos os dias, vou me reeducar...obrigada pelo alerta.

bjos muito prá ti...Izinha.

Mara Virginia disse...

Olá Diogo, parabéns pelo post, realmente como aprendiz iluminei mais um pouco a minha mente, onde está a lei? na consciência... realmente, até a idéia de Deus na minha humilde concepção está na consci~encia, nnguém rpecisa dizer que Deus existe, nascemos sabendo que ele existe, mesmo que alguns o negue.
PAz, luz e continue dividindo com a gente essa luz.

Branca disse...

É Diogo, vivemos numa correria danada mesmo, várias coisas pra se resolver ao mesmo tempo, o pensamento super acelerado, enfim, se não tirarmos uns minutinhos do dia para nossa reflexão não conseguimos dar conta de tudo que precisamos e o pior, acabamos ficando mal humorados porque o estresse toma conta.

bjo carinhoso pra vc.

Eu disse...

Oi Diogo!
Que postagem mais rica!
Estou numa fase mais introspectiva... pensando, avaliando e meditando.
É muito bom ter esse contato e conhecimento interior.

Deus nos ilumine amigo!

Um belo final de semana para você!

Beijinhos

Anônimo disse...

Oi Anjinho .. otima postagem.
Pelo menos pra mim é no silêncio e na minha meditaçao que evito de fazer bobagens kkkkkk

beijos meu anjo

Adriana disse...

Olá Diogo!

Gostei muito do teu blog, quero te dar os parabéns. Seus textos são muito bons, gostei mesmo! Fora que o título do blog é perfeito, adoro essa música, diz muita coisa!

Enfim, infelizmente não estou com tanto tempo para comentar como gostaria e como teu blog merece, mas sempre que puder estarei aqui.

Sobre a meditação, desde que comecei a praticar yoga aprendi a meditar e adoro, faz um bem enorme, aliás, até coloquei um post sobre esse tema lá no blog magnetismo, se tiver interesse dá uma olhada:

http://magnetizador.blogspot.com/2008/05/por-que-espiritualidade-cura.html

Abraços fraternos, fica na paz!

O mar me encanta completamente... disse...

Passando para te ler Diogo.
Cada vez mais me encanto
quando te leio.
Aproveito para lhe desejar
um fim de semana cheio de paz.

Meu carinho, sempre.

Bianca Azenha disse...

Olá! Tem um selo pra ti lá no meu blog, passa lá pra pegá-lo!

Beijooos!

Carlos Barros disse...

Como tão bem abordas este tema. Sem circunlóquios ou palavras rebuscadas, consegues transmitir com propriedade, de uma forma simples, para que possamos reavaliar nossos conceitos, o modo e mundo em que vivemos.

Abraços Fraternos.

Sonia Parmigiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sonia Parmigiano disse...

"Cada dia mais lindo esse seu espaço! Realmente, é preciso tão pouco para que um amor dê certo, no entando, as pessoas complicam e exigem coisas demais..."

Meus Poemas, meus livros,me ajudam a Meditar em meu dia-a-dia, sem eles, tudo seria mais difícil...

Beijos e um Domingo de paz pra vc!

Reggina Moon

arnaldo ricardo disse...

Vigiar e orar...sempre.
Estou te seguindo atraves deste blog "mais de acordo" agora. Espero que não se importe. abc