sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ERRAR É HUMANO... RECOMEÇAR TAMBEM!

Quem de nós pode dizer que nunca errou? Quem nunca deu um passo em falso em algum momento da vida? Acredito que na Terra não haverá ninguém que possa afirmar "nunca errei"... faz parte da condição humana, ainda imperfeita. Mesmo os que tiveram as melhores das intenções ja cairam em meio as pedras que surgem no caminho, portanto, nada temos de nos envergonhar quanto a isso.
O importante da falha sempre será aprendermos com os erros... afinal dizem que errar é humano, persistir no erro é burrice. Mas nossa teimosia, nossa orgulho muitas vezes nubla nossa visão, distorce nosso julgamento. Por isso Santo Agostinho dizia que se alguém quer ver se está em erro em alguma atitude, que imagine outra pessoa fazendo a mesma coisa. Se eu condenar a mesma ação que eu pratico em outra pessoa, não posso eu estar correto nela!!! Isso evita que o amor próprio exacerbado disfarce nossas faltas.
Como disse o homem é imperfeito, mas é um ser perfectivel, ou seja, pode se aperfeiçoar... cada dificuldade, cada luta, cada transformação que ele enfrenta nada mais serve do que instrumento de sua melhora. Só temos que aproveitar as chances que a vida nos vai oferecendo de irmos lapidando nosso intimo. Cada um de nós é como o minério bruto que as dificuldades vão lapidando, burilando até se trasformar num diamante reluzente!! Somos diamantes de Deus, pois somos seus filhos... filhos que Ele ama tanto que nos oferece o mérito de conquistarmos a melhora por nosso próprio esforço.
Não vamos nos assustar com nossas falhas, nem nega-las... vamos observa-las, estuda-las e nos empenharmos em nos aperfeiçoarmos nas nossas relações, nas nossas ações, sentimentos e pensamentos. Muitos, em toda história da humanidade, já demonstraram os maiores absurdos e o lado obscuro do ser humano... mas inúmeros mostraram o quão fascinante, o quão maravilhoso o ser humano pode ser quando se empenha em amar a vida e seus semelhantes!! O orgulho nos faz "reis" impiedosos que sentam num trono de areia que se desfaz com o vento. O amor nos faz servos, as vezes solitários, uns dos outros, nos mostrando um caminho mais digno, mais feliz e duradouro por termos um verdadeiro objetivo na vida... não estamos aqui por acaso, mas para sermos o mais felizes que pudermos ser, como nosso próprio esforço, passando pelos erros que fazem parte do aprendizado.
Amargar o que passou não adianta... chorar o "leite" derramado é atraso de vida. O que passou, passou. Recomeçar é a chave, agora... como dizia o querido Chico Xavier, "ninguém pode voltar a traz e fazer um novo começo, mas todos nós podemos fazer um novo fim". "Viva la vida", como diz o nome da musica do Coldplay, que postei abaixo. A vida é dádiva nossa, seja com acertos, seja com nossos erros... o que importa é aprender a viver!!! Abraço a todos!!!

Diogo Caceres

11 comentários:

Anônimo disse...

Acho que uma qualidade muito boita que um ser humano pode ter , dentre outras é claro é a humildade de reconhecer que "Errou".
Á pessoa que sempre se acha Dona(o) da razao , um dia caíra em sua propria teia e talvez de uma forma dolorosa aprenda a "Verdadeira" lição.
Mais como voce mesmo disse , o importnate é aprendermos com nossos proprios erros .
Pois eles nos ajudão a trilhar um novo caminho, mais cuidadosos á cada novo passo dado.

Linda postagem de uma linda pessoa!!

bjs e..... Uauuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Agora é so colocar o presente no seu blog...
beijos

Lucí disse...

Lindo texto. Encontrei um blog amigo de um espirita, dificil encontrar..

Obrigada pelas palavras de apoio e acredito que tudo que está acontecendo aqui não foi por acaso, que sirva para que todos nos aprendemos a lição do amor e da soliedariedade.

Bjoss.. e um brilhante final de semana!

Conde Vlad Drakuléa disse...

Genial, este blog presta um excelente serviço informativo ao Alto!
Gosto do Espiritismo exatamente porisso, ele não se senhor da Razão absoluta, dá a todos o direito da dúvida, não se auto-intitula "porta-voz autorizado" do Messias Jesus! Adorei o blog, um grande abraço do conde!

FRAN "O Samurai" disse...

Oi amigão Diogo!

Eu sei que já errei várias vezes em minha vida e sei que irei errar ainda mais. Mas errarei sobre coisas que ainda desconheço e como sempre digo:

"Eu erro para aprender e aprendo para não errar!"

Ninguém é tão perfeito ao ponto de nunca ter errado e aquele que nunca errou na vida, eu digo, que nunca aprendeu nada!

Mas muitos de nossos erros acontecem quando estamos chateados ou de cabeça quente. Nunca devemos fazer algo quando estamos fora de si. Só acaba em mais erros.

O importante é se afastar um pouco e refletir. Eu quando estou de cabeça quente e estressado (stress é o inimigo número 1 do mundo moderno), eu permaneço quieto em meu canto e reflito, nunca parto para agressão pessoal e muito menos verbal. Odeio discursões e prefiro o bom diálogo como bons seres racionais que somos.

Parabéns pelo texto amigo! Suas palavras são música para meus ouvidos!

Abraço e bom fim de semana.

P.S. Adorei ver vocês (você e a Déia) com blogs de verdade (hehehe), vocês vão ver, blogar é viciante e gratificante pois conhecemos pessoas maravilhosas.

Fui.

SuEli disse...

Bom Dia, Diogo,

"Amargar o que passou não adianta... chorar o "leite" derramado é atraso de vida. O que passou, passou. Recomeçar é a chave, agora... como dizia o querido Chico Xavier, "ninguém pode voltar a traz e fazer um novo começo, mas todos nós podemos fazer um novo fim". "O que importa é aprender a viver""

Isso mesmo, amigo, Vivendo, Amando e Aprendendo, este deve ser o nosso propósito de vida.

Obrigada pela sua visita, volte sempre, és muito bem-vindo.

Um abençoado final de semana para todos vocês,
Fiquem com Deus,
Beijos,

FRAN "O Samurai" disse...

Oi amigo Diogo!

Não precisa agradecer pois minhas visitas se tornarão freqüêntes agora, porque posso seguir seu blog e ver quando foi atualizado!

Sobre colocar imagens no meio das postagens é o seguinte, eu faço assim:

Digito todo o texto e deixo um espaço entre os parágrafos onde colocarei uma imagem.

Depois é só adicionar normalmente, mas ela sempre aparecerá no início (não sei porque), depois de adicinada, e só clikar com o botão esquerdo do mouse e arrastar pressionando o botão e descendo pelo texto até o ponto onde quer deixa-la e soltar o botão do mouse.

Eu faço assim. Se houver outro jeito mais pratico, eu não sei! Hehehe!

Não é tão difícil não!

Abraço e se quiser mais ajuda é só falar.

Anônimo disse...

Muito legal o seu post e realmente, é para refletir, adorei a escrita!
Em relação ao Celtic Woman, realmente! Eu me sinto em outro lugar, porque elas são muito boas! Eu adoro!
Agora só ouço elas rs
beijos

Unknown disse...

AMIGO, ERRAR É O QUE AFUNDA O SER HUMANO. QDO MAGOAMOS ALGUÉM,DIFICILMENTE ESSA DOR PASSA. A HUMANIDADE,POR SER IMPERFEITA, NEM SEMPRE PERDOA. SE COLOCAMOS UM CHIFRE NO NAMORADO, POR EXEMPLO, A CONFIANÇA TERMINA. SE POR UM LADO, SAÍMOS COM ALGUÉM COMPROMETIDO, DESTRUÍMOS A FELICIDADE ALHEIA. SE DIZEMOS UMA PALAVRA DURA OU IMPENSADA, SE AGIMOS POR IMPULSO, É SUPER COMPLICADO DESFAZER O QUE FOI DITO. AS PALAVRAS E ATITUDES TEM PODERRRRRRRRRRRR. ENTRETANTO, ATITUDES BOAS E PALAVRAS SADIAS FICAM PARA SEMPRE. O SEGREDO DA FELICIDADE É NÃO ERRAR, PQ A DOR DO REMORÇO CORROMPE O SER HUMANO. TENHO UMA AMIGA QUE FEZ UM ABORTO, VÊ SE É FELIZ? NÃO ERREM, PQ CORRIGIR O ERRO NEM SEMPRE É POSSÍVEL

Unknown disse...

PIOR AINDA SENDO UM BLOG ESPÍRITA. QUEM ERRA DEVE RESGATAR OS ERROS, E PQ NÓS NOS DESLIZAMOS EM PEQUENOS ERROS QUE ACHAMOS INOFENCIVOS, NÃO ENCONTRAMOS A FELICIDADE PERFEITA, PQ A FELICIDADE PERFEITA EXISTE SIM, MAS COMO ACHAMOS QUE PEQUENOS ERROS SÃO INOFENCIVOS, NUNCA ATINGIMOS A FELICIDADE COMPLETA

Unknown disse...

ESPÍRITISMO DIZ:
SOU ESPÍRITA, E APREND QUE VC NASCE 1000 VEZES ATÉ ATINGIR A PERFEIÇÃO, E SOMENTE DEPOIS DISSO CONSEGUE SER ABSOLUTAMENTE FELIZ, QDO ATINGE UM MUNDO EVOLUÍDO.
SINCERAMENTE QUERO CORTAR CAMINHO. NADA DE ERRAR, NADA DE ATURAR KARMA RUIM, ERRAR É O QUE DESTROI O MUNDO E O SER HUMANO. TEM QUE FICAR VOLTANDO NA TERRA MILHARES DE VEZES PARA CORRIGIR ERROS, AH... NÃO TO A FIM. O QUE EU PENSO: AJUDAR OS POBRES, AJUDAR MINHA FAMÍLIA, CONSOLAR MEUS AMIGOS, NUNCA MAIS DIZER COISAS OFENSIVAS, NUNCA MAIS DEIXAR NINGUÉM SOZINHO, NUNCA MAIS FAZER MAL A NINGUÉM. TENHO 70 ANOS PRA VIVER AINDA, E SERÁ PERFEITO PODE TER CERTEZA. DOS 20 QUE VIVI, JÁ ERREI BASTANTE E JURO QUE TO SATURADA DE ERRAR. NÃO ERREM, PQ SÓ AJUDA A TE AFUNDAR