quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ALEGRIA É SAÚDE!!


Considerando nossa vida, será que passamos maior parte do tempo alegres ou tristes? Quantas vezes damos sorrisos sinceros? Sorrimos hoje? Aliás, estamos conseguindo sorrir? Pode não parecer, mas são questões importantes que deveríamos estar nos fazendo. Dentro dessas questões, recordo que havia uma fazenda onde os trabalhadores viviam tristes e isolados uns dos outros. Todos que viviam ali trabalhavam na roça do senhor João, dono de muitas terras, que exigia trabalho duro, pagando muito pouco por isso. Um dia, chegou ali um novo empregado, cujo apelido era Zé alegria. Era um jovem agricultor em busca de trabalho. Foi admitido e recebeu, como todos, uma velha casa onde iria morar enquanto trabalhasse ali. O jovem, vendo aquela casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe vida nova. Aquela casa limpa e arrumada destacava-se das demais e chamava a atenção de todos que por ali passavam. Ele sempre trabalhava alegre e feliz na fazenda, por isso tinha o apelido de Zé alegria. Os outros trabalhadores lhe perguntavam: como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que ganhamos? O jovem olhou para os amigos e disse: bem, este trabalho hoje é tudo que eu tenho. Ao invés de blasfemar e reclamar, prefiro agradecer por ele. Quando aceitei trabalhar aqui, sabia das condições. Os outros, que acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino, o olhavam admirados e comentavam entre si: “como ele pode pensar assim?” O entusiasmo do rapaz, em pouco tempo, chamou a atenção do fazendeiro, que passou a observá-lo à distância. Um dia o sr. João pensou: “alguém que cuida com tanto carinho da casa que emprestei, cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda.” “Ele é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da fazenda.” Num final de tarde, foi até a casa do rapaz e, após tomar um café bem fresquinho, ofereceu ao jovem o cargo de administrador da fazenda. O rapaz aceitou prontamente. Seus amigos agricultores novamente foram lhe perguntar: “O que faz algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não?” A resposta do jovem veio logo: “em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito e o principal é que: não somos vítimas do destino. Existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca. E isso depende de cada um.” A alegria e o bom animo do Zé alegria, que gerava tanta estranheza aos colegas, era na verdade sua fortaleza, seu repositório de forças que iluminavam sua vida.
Diz um provérbio chinês que "o tempo que passas a sorrir é tempo que passas com os deuses". Hoje a própria ciência nos diz que a alegria é excelente auxilio aos nossos males. Em verdade chega a afirmar: rir é o melhor remédio!! As últimas investigações internacionais já identificaram oito boas razões para sorrir ou dar uma gargalhada:

1. Previne doenças
Especialistas confirmam: após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo.

2. Aproxima-o dos outros
O sorriso tem uma função primordial: expressar emoção e criar elos entre as pessoas. Os bebes usam-no desde logo para comunicar, e ao longo da vida, este marca a sua imagem e interfere na forma como se relaciona com os outros.

3. Estimula o cérebro
A atividade desencadeada pelo riso coloca ambos os hemisférios cerebrais em ação. Isto liberta a mente da tensão e stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.

4. Rejuvenesce
O riso é uma das melhores estratégias para reduzir a ansiedade, mas funciona também como um poderoso anti-idade. Uma gargalhada freqüente pode rejuvenescê-lo entre 1 a 8 anos.

5. Liberta-o
Rir é vital para o ser humano, funcionando como o comando «reiniciar no computador», afirma Yoji Kimura, professor japonês que criou um aparelho para medir o riso através dos movimentos do diafragma.

6. Exercita o corpo
Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são vastos, tanto em nível do tônus muscular como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.

7. Combate o stress
O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Como consegui-lo? Sorrindo. Além de ajudar a eliminar o stress, o sorriso pode ajudar na recuperação da depressão. Os sorrisos são terapêuticos em pessoas depressivas, de acordo com o estudo realizado pelo professor da Universidade Fernando Pessoa, Armindo Freitas Magalhães e pelo investigador Érico Castro, do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da mesma universidade. A investigação mostra que os sorrisos com maior efeito terapêutico na depressão são os femininos ( ponto para as mulheres..rsrsrs ), porque as mulheres "são mais afetivas e comunicam melhor as emoções", declaram.

8. Queima calorias
Rir é bom e isso se vê na balança. Aumenta o gasto energético do organismo, o metabolismo e acresce, em cerca de 20 por cento, o ritmo cardíaco.
Bastam dez minutos de gargalhadas para eliminar cerca de 40 calorias, dizem os especialistas.




Toda pessoa é capaz de efetuar mudanças significativas no mundo que a cerca. Cultivar o bom humor deve ser uma filosofia de vida para todos, nos permitindo sentir muito mais alegria e prazer no nosso dia-a-dia. Por exemplo, se você se encontra em um congestionamento de trânsito… vale a pena perder a cabeça? É claro que não! Tente sempre olhar o lado positivo das coisas. Por que não tirar este tempo para ouvir música, conversar, ou pensar e fazer planos? Sempre procurar o lado positivo das coisas pode parecer um conselho simples demais, mas tente fazê-lo e veja como todo o mundo ao seu redor se modifica. Até mesmo aos que reclamam de não ter condições de fazer o bem ou a caridade desejada, o sorriso pode ser a solução. Um simples sorriso pode ser o balsamo salutar que alguém ao nosso lado tanto deseja. Diz o Espírito Meimei, no livro “Sentinelas da Alma”: Lembra-te de que o sorriso é o orvalho da caridade e que em cada manhã, o dia renascente no Céu é um sorriso de Deus.
Então meu amigo(a) que esteja lendo estas linhas, sorria!! Sorria sem medo ou vergonha, pois além de fazer muito bem a sua saúde, fará muito bem aos que receberem a dádiva de ver um sorriso seu!!! Abração!!


Diogo Caceres

15 comentários:

Branca disse...

Sorrir é comigo mesmo rsrs...
recebemos tantas alegrias da vida, tantos amigos, temos que viver felizes sim!
Provérbio bonito, não conhecia...
Olha, adorei seu texto...adoro vir aqui...
bjo carinhoso,
Branca.

Eu disse...

Oi Diogo... acho que já nasci sorrindo!
Dizem que é minha marca registrada!
Seu texto é fantastico...aliás isso é tipico de seu blog.
Fico encantada toda vez que entre aqui...e o sorriso é espontâneo!

Um dia de muitas dádivas e sorrisos para vc!

Beijinhos

Lucí disse...

Sorria, vc está sendo filmado!

=D

Eu sou suspeita pra falar em risadas e sorrisos, como dizem por aí eu sou uma hiena..rsrs

E tbm acredito que sorrir sempre é o melhor remédio, que o digam os Doutores da Alegria não é??

Ser feliz, acredito eu.. é de alguma forma aceitar o que se tem, não ficar desejando o que não é..ouo que não tem.´

Um maior exemplo é chegar em bairros pobres, o povo todo sorrindo, alegre e a gente fica pensando "mas como eles sao felizes sem nada"...e eles sao felizes exatamente por isso, por nao ter ambição desmedida, ou pq nao conhecem situação melhor ou pq se conformam, mas eles sao felizes..

Nas reportagens da tv, em que eles vao la na africa, como aquelas crianças sorriem o tempo todo e a gente aqui muitas vezes reclama da vida..

Um belo sorriso pra ti.. Bjoooo..

Vanessa V. disse...

E é tão bom sorrir :D Eu adoro!

Desafio no meu blog eheheh :P

Anônimo disse...

Boa Tarde Amado..
Caramba vir aqui é com estar em um analista e refletir sobre nos e sobre nossa vida sábia? rs
Bem que eu te disse que esse era um blog de luz.
Eita fosforo bão sô rs.
Há situaçoes que realmente fica díficil sorrir viu meu amigo rs e não vou ser hipocrita e dizer que é facil pois pelo menos para mim não é.
Mais de uma coisa é certa , o sorriso tem um poder enorme !
Seria ate insensato de minha parte tentar falar algo mais além do que este seu texto maravilhoso ja nos passou.
Mais concordo plenamente que o sorriso é um rémedio e tanto em muitas situaçoes.

Por isso abro um grande sorriso quando :

*Deus me dá saúde para contiuar batalhando e quando tambem com a graça dele continuo empregada e graças á isso consigo dar sustento a minha família

*Quando vejo todos que amo com saúde

*Quando sei que tenho alem de minha familia, Voce e o Ney que são verdadeiras luzes no meu caminhar ...

*E... quando passo por esse seu blog e tenho um baita orgulho de ser sua amiga-irmã de alma

Por isso nesse exato momento estou a lhe ofertar o meu mais sincero SORRISO !!

bjs

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Diogo, estou plenamente de acordo com o teu texto, uma pessoa feliz e descontraída atrai bons fluídos... Amigo, muitos beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Cristiana Fonseca disse...

Olá Diogo,
obrigada pela visita e pelas palavras gentiis.
Adorei o teu blog e a tua escrita. Parabéns. Voltarei.
Abraços,
Cris

. fina flor . disse...

A sorrir, eu prefiro levar, a vida....

Minha mãe vai amar seu blog, vou mandar o link para ela :o)

beijos, dear

MM.

>>> temos amigos em comum

FRAN "O Samurai" disse...

Oi amigo Diogo!

Hehehehehehehehehehehehe!

Comecei com alguns risos para poder entrar no clima.

Como aquela velha frase diz:

"Quem ri por último... é retardado!"

hahahahahahahahahahahahaha!

Eu sempre sou uma pessoa que mesmo na dificuldade e na tristeza do cotidiano, mantenho meu bom humor. Meus amigos sabem muito bem disso. As vezes eles me chamam de doente da cabeça! Hahahahahahahaha!

Mas eu adoro fazer uma piada e levantar o astral dos outros!

Vou contar uma piada que minha tia contava quando eu era criança, pois isso sempre me fazia rir muito (até hoje):

Na beira de um rio havia um garoto muito triste com a vida.
Daí chegou um senhor e disse ao garoto:
-Está vendo aquele rapaz do outro lado do rio?
-Ele não tem os dois braços, mas vive feliz e sempre pulando e dançando de felicidade!
O menino logo pensou...
-Poxa! É mesmo, ele não tem os dois braços e é feliz. Como ele consegue?
O menino curioso, atravessou o rio e foi falar com o rapaz que dançava e saltitava...
-Ei moço, mesmo sem ter os dois braços, como consegue ser tão feliz e saltitante?
O rapaz olhou e respondeu:
-Não estou feliz, eu me mexo bastante pois minha bunda tá coçando pra caramba e não posso coçar!

Hahahahahahahahahahahahahaha!

Minha tia sempre foi uma mulher do interior com várias histórias para contar.

O humor é o ingrediente principal para uma grande saúde!

Magnífica postagem e vejo que seu blog cresce a cada dia! Fico feliz amigo!

Abraço.

(Hummm, tô com uma coceirinha aqui)

hahahahahahahaha.

SuEli disse...

Bom Dia, Diogo

A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus.
A verdadeira Paz só tem aquele que já conhece a Jesus.
O sentimento mais precioso que vem do Nosso Senhor.
É o Amor,
Que só tem quem já conhece a Jesus.

Muitas alegrias para todos vocês, neste Natal e no Ano que se Inicia.

Fiquem com Deus,
Beijos,

Eu disse...

Olá Diogo!

Obrigada Amigo por sempre se fazer presente, trazendo ao meu blog e mundo palavras tão boas de se ler.

Costumo dizer que Deus nos presenteia com pessoas em nosso caminhar... e vc é com toda certeza um belo presente que Deus colocou em meu caminho.

Um dia de dádivas para vc!

Paula Barros disse...

Oi, Diego, vim do blog da Déia

Estou por aqui passeando, lendo, colhendo os frutos positivos, deixando raios de luz. abraços

Anônimo disse...

Passando so pra dizer que v´ce é um tesouro na minha vida!!!

Te amo maninho

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Deixar a alegria nascer em si é dar a vida a chance de sorrir para os outros também!
Linda postagem Diogo!
Beijos e borboleteios

Sueli Maia (Mai) disse...

Vim do Fran, e de outros tantos que te visitam.
Oportuna a reflexão que propuseste.
Eu voltarei.

Carinho.
Feliz Natal!